Lynk & Co. antecipa SUV Coupé elétrico com 700 km de autonomia

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Zero Concept é feito com base numa nova plataforma “open source”.

A Lynk & Co., marca do grupo chinês Geely, apresentou o Zero Concept no Salão de Pequim, na China – evento que abrirá ao público daqui a dois dias. Trata-se de um SUV de formato coupé com 4,85 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,53 m de altura e com generosos 3 m de distância entre eixos. A grande curiosidade deste modelo é que estreia uma plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) que estará disponível em “open source”, o que significa que sua utilização está disponível gratuitamente para quem estiver interessado. Esta base está apta a ser adotada por modelos do segmento A ao segmento D e E, incluindo veículos comerciais com diferentes tipos de carroçaria. Possibilita também a integração de tração dianteira, traseira e integral.

Ao que tudo indica, o Zero dará origem a um modelo de produção 08 (com o nome de código DC1E) a lançar em 2021 com versão de tração traseira e integral (com dois motores) – um potencial concorrente do VW ID.4 e do Tesla Model Y. As baterias com 100 kWh de capacidade proporcionarão entre 640 e 700 km de autonomia (NEDC). Os chineses apostam num modelo com suspensão pneumática, com atualizações “over the air” e dotado de um sistema de condução autónoma de nível 3. Segundo a Lynk & Co., este Zero é capaz de cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Visualmente, este Zero não é mais do que uma evolução do estudo CCC de 2016, que antecipou os modelos atuais da marca chinesa. Contudo, o novo concept pretende projetar a orientação estilística das propostas que aí veem. Este protótipo desenhado nos estúdios da Lynk & Co. em Gotemburgo destaca-se pelas portas sem moldura, pelos puxadores inclusos, pela porta de carregamento no vão dianteiro do lado esquerdo e vãos encurtados. Na dianteira pontifica um nariz pronunciado, uma grelha do radiador achatada e faróis em LED de formato afilado. Na traseira, por cima do óculo traseiro, há um spoiler perfurado de grandes dimensões, e logo abaixo uma linha contínua a ligar os farolins de formato tridimensional.

O condutor e o passageiro vão sentados em bancos desportivos, há um volante de três raios, um ecrã tátil ao centro do tablier e um apoio de braços e a uma consola central, com o punho da caixa e um porta-copos, a dividir os dois lugares da frente.

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