Novo carro elétrico da Volvo já tem data de apresentação

Volvo 40.2 Concept

Em causa poderá estar uma berlina compacta que partilhará a plataforma com o XC40.

A Volvo já confirmou a data da apresentação do seu próximo modelo elétrico: 2 de março de 2021. Contudo, o CEO da marca sueca não adiantou muito mais detalhes acerca do EV. Hakan Samuelsson confirmou apenas à Automotive News Europe que o modelo em questão partilhará a plataforma modular CMA com o XC40 – que já tem uma derivação 100% elétrica chamada P8 Recharge – e que não será um sucessor do V40, uma vez que o construtor prefere concentrar os seus esforços em segmentos mais rentáveis.

Recorde-se que em 2016, a Volvo apresentou uma dupla de concept cars 40.1 e 40.2 (na imagem), cuja evolução resultou no XC40, no caso do primeiro, e no Polestar 2, no caso do segundo. Como tal, a hipótese mais forte é que o novo elétrico da Volvo seja, efetivamente, uma berlina “irmã” da berlina “zero emissões” Polestar 2, embora haja quem defenda que poderá ser um SUV de formato coupé derivado do XC40.

No início deste mês a Volvo anunciou que irá construir motores elétricos na sua fábrica de Skövde, na Suécia. Este será o pontapé de saída para se estabelecer como independente na construção dos seus motores elétricos até meados desta década (altura em que prevê ter uma gama repartida entre 50% de elétricos e 50% de híbridos). Ainda nesse sentido, é assumido pelos responsáveis atuais da marca o objetivo de tornar a Volvo numa marca 100% elétrica até 2030.

1 Comment

Deixe um comentário

*