Protótipo do TVR Trident está à venda

TVR Trident protótipo View Gallery 10 photos

Foram produzidos somente quatro exemplares deste protótipo que nunca chegou à fase de produção.

Os anos 1960 foram, sem sombra de dúvida, um período pródigo para a indústria automóvel inglesa graças ao lançamento de modelos como o Jaguar E-Type ou o Aston Martin DB5. Cientes do sucesso dos seus rivais na altura, os responsáveis da TVR planearam o desenvolvimento de um concorrente direto que acabaria por nunca chegar à fase de produção. Estamos a falar do protótipo TVR Trident, do qual foi agora colocado à venda um exemplar.

Utilizando como base o chassis do TVR Grantura Mk3 1800, os engenheiros da marca britânica optariam por instalar um motor V8 de 4,7 litros proveniente da Ford e pedir a um designer chamado Trevor Frost para se encarregar do seu desenho. O resultado foi um desportivo verdadeiramente elegante, apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em 1965, cujo projeto seria abandonado em virtude da situação financeira vivida pela TVR. Contudo, o modelo persistiria na história da marca graças aos quatro exemplares produzidos, em especificações diferentes, ao longo do mesmo ano.

A unidade que pode observar nas imagens é o protótipo construído para ser mostrado no Salão Automóvel de Turim e é o único com a configuração de coupé com volante à direita. Foi comprado por um entusiasta inglês em 1972, passando pelas mãos do piloto Ian Stronach até terminar na posse do atual dono. Recebeu um restauro extensivo entre 1986 e 1991, mas possui apenas 21 mil quilómetros no odómetro. Está agora à procura de um novo proprietário, que o poderá encontrar no site da Piston Heads por um valor a rondar os 150 mil euros.

Deixe um comentário

*