Nova geração deverá ser confirmada em setembro e partilhará a plataforma com o DS4 e o Peugeot 308.
A Stellantis tem objetivos concretos para reforçar a gama e o estatuto premium da Alfa Romeo. Um dos modelos que ajudará a consolidar este posicionamento será o Giulietta, que será substancialmente diferente do modelo que foi descontinuado no final de 2020. Ao contrário do modelo generalista, que ao longo de uma década tentou vingar junto de propostas generalistas como o VW Golf, num segmento muito concorrencial, a Stellantis vai apontar para a liga dos emblemas premium. Para o efeito, recorrerá à plataforma EMP2, a mesma do novo Citroën C4 e do Peugeot 308, mas também do DS4. Esta base modular de origem PSA abre perspetivas para versões híbridas e para uma totalmente elétrica.
Assim, debaixo do capot do novo Giulietta, conhecido pelo nome de código Objective C, estarão motores 1.2 Puretech da PSA, mas também uma versão híbrida plug-in de 190 e 225 cv. Versões mais “picantes” deverão ficar de fora. Numa segunda fase está prevista uma variante 100% elétrica derivada do Peugeot e-308. Além da plataforma e motores, o Giulietta contará com um sistema de condução autónoma de nível 2. Quer do ponto de vista visual quer no comportamento na estrada, o objetivo será ter um Giulietta (a imagem gerada por computador que ilustra este artigo é da autoria da Auto Week) alinhado com a restante gama da Alfa Romeo, sobretudo a nível da afinação da suspensão e da direção. A aposta incidirá num modelo mais refinado, com melhores acabamentos e, por conseguinte, um preço mais elevado. Isto significa que o novo Giulietta posicionar-se-á acima do novo 308 dentro da hierarquia da Stellantis. Espera-se que o novo Giulietta seja confirmado em setembro, embora a chegada ao mercado só possa vir a acontecer em 2023. Neste momento ainda é uma incógnita qual será a fábrica a ser utilizada para o efeito. No entanto, Mulhouse (França) e Rüsselsheim (Alemanha) partem em vantagem, uma vez que trabalham com a EMP2. O novo Peugeot 308 arranca em maio de 2021, o DS4 começará a ser produzido na segunda metade do ano e a próxima geração do Opel Astra em novembro.
Recorde-se que o novo Giulietta não fazia parte do plano de produtos da marca de Arese anunciado em outubro de 2019. No entanto, o nascimento da Stellantis em janeiro e a chegada de Jean-Philippe Imparato, que transitou da liderança da Peugeot para a Alfa Romeo, parece ter colocado o substituto do compacto no bom caminho.