Primeiro modelo específico da DS para o segmento C terá uma versão híbrida plug-in.
A DS revelou os primeiros dados do DS4 um novo modelo compacto que estreará no início de 2021 e será produzido na fábrica da Opel em Rüsselsheim (na Alemanha). O hatchback premium será desenvolvido com base na nova plataforma da PSA, a EMP2, o que lhe permite acomodar motorizações tradicionais (Diesel e gasolina, apenas com caixa automática) e sistemas híbridos. Pois bem, uma das apostas na gama deste futuro concorrente do Audi A3 e do Mercedes-Benz Classe A, entre outros, será precisamente uma versão híbrida plug-in com 225 cv – cujo sistema de tração dianteira, já conhecido do Peugeot 3008 Hybrid, entre outros, é formado por um motor de quatro cilindros turbo a gasolina com 180 cv, por um motor elétrico de 110 cv e uma caixa automática de oito velocidades. Este sistema eletrificado do DS4 E-Tense possibilitará uma autonomia em modo elétrico superior a 50 km (WLTP), segundo a marca.
Esta nova base modular permitiu, segundo a DS, conceber um modelo com proporções sem precedentes, com uma silhueta “atlética” e tejadilho com terminação ao estilo coupé. Tal como sucede nos outros modelos da DS, o novo DS4 terá uma assinatura formada por três segmentos em LED, mas neste caso com luzes diurnas verticais ao estilo do Aero Sport Lounge concept. No novo modelo compacto premium a direção e a suspensão serão totalmente novos, visando melhorar a capacidade de resposta e o conforto.
Por dentro, o 4 será fortemente orientado para a tecnologia, tal como acontece com o DS3 Crossback e o DS7 Crossback. Destaque para o novo Extended Head-up Display, com realidade aumentada, cujo objetivo é que o condutor tire o menos possível os olhos da estrada. Outra novidade é o Iris System, um novo sistema de infotainment mais focado na personalização, com um ambiente inspirado nos smartphones, dotado de sistemas de controlo por voz e por gestos, além de possibilitar atualizações “over the air”.
O DS4 será o primeiro modelo da DS a integrar uma nova geração de sistemas de assistência à condução, que permitem funções de condução autónoma de nível 2. Graças a um novo sensor Lidar e radares nas quatro extremidades do carro, é possível incluir funções tais como a ultrapassagem semi-autónoma, o ajuste de velocidade automático em cruzamentos e um sistema de alinhamento ao centro da faixa mais preciso. Por fim, há ainda um sistema controlado por câmara, o Active Scan Suspension, que adapta a afinação da suspensão em conformidade com o estado do piso imediatamente à frente.