“Hot hatch” Subaru e Toyota poderá estar a caminho

Subaru poderá regressar ao mundial de ralis

Apontado aos mais puristas, “Super AWD” poderá abrir a porta para o regresso da Subaru ao WRC.

Há praticamente uma década, a Toyota e a Subaru uniram esforços para produzir o GT86/BRZ. A boa recetividade desta dupla de desportivos motivou inclusivamente a continuação do projeto, com uma segunda geração, da qual para já apenas é conhecido o modelo da Subaru. Mas, tal como vem sendo falado de há já alguns anos a esta parte, esta parceria dos construtores nipónicos poderá não se ficar por aqui. A notícia mais recente da revista japonesa Best Car Web aponta para que esteja a ser “cozinhado” em conjunto um novo “hot hatch” de tração integral e com motor de colocação horizontal. A nova dupla Toyobaru tem estreia prevista para novembro de 2022.

Os australianos da CarsGuide vão mais longe, acrescentando que este novo carro, que será uma proposta sobretudo apontada aos mais puristas, contará com uma versão do motor 2.4 de quatro cilindros boxer da Subaru (atualmente utilizado no crossover Ascent, com 260 cv). Ao que tudo indica, o novo hatchback contará também com um sistema de tração integral simétrico de origem Subaru. Em causa está um carro com dimensões similares às do atual Impreza de cinco portas, que no caso da Toyota marcará o regresso do Celica – pelo menos o recente registo da patente nos EUA leva a entender.

Este novo “hot hatch” será também, alegadamente, uma nova “arma” para o mundial de ralis – cujos regulamentos vão mudar em 2022, com a introdução de motorizações híbridas. Recorde-se que a Subaru tem no seu currículo três títulos mundiais de construtores e outros tantos de pilotos no WRC e que abandonou a competição em 2008 por razões financeiras. Já as razões para a Toyota embarcar neste projeto poderão ser menos óbvias. Contudo, é possível que o construtor veja com bons olhos este carro, conhecido pelo nome de código “Super AWD”, uma vez que não efetivamente não tem nenhum “hot hatch” do segmento C – franja de mercado que ainda goza de alguma notoriedade sobretudo na Europa – no seu portefólio. Isto, apesar de, aparentemente, ainda esteja a ser preparado um GR Corolla para apresentar ainda este ano.

Deixe um comentário

*