Alfa Romeo 33 Stradale Visione é um estudo retro futurista

Alfa Romeo 33 Stradale Visione View Gallery 17 photos

“Render” brinca em torno de um supercarro inspirado no 33 Stradale de 1967.

Ao longo da sua história, a Alfa Romeo tem sido pródiga em carros com uma estética marcante e (para muitos) intemporal. É o caso da versão de estrada do protótipo de corridas Autodelta Tipo 33, o 33 Stradale (ver última foto). Desenhado por Franco Scaglione, foram produzidas pela mão da Carrozzeria Marazzi apenas 18 unidades entre 1967 e 1969 deste desportivo. Este modelo foi uma tentativa da marca italiana trazer para a estrada alguma tecnologia que utilizou na competição, nomeadamente o motor V8 2.0 com duas árvores de cames à cabeça e cambota plana a debitar 227 cv. Esta configuração permitia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.

Agora, os designers Andrea Castiglione, Steffen Hess, Marco Zafferana, Christian Schutz e Sergio La Gattuta, juntaram-se para fazer uma reinterpretação do 33 Stradale através do computador. Neste Visione as proporções são impressionantes e as linhas derivam do modelo original, sendo complementadas por faróis e farolins em LED, por câmaras em vez de espelhos retrovisores, jantes com porca central e quatro ponteiras de escape. Debaixo do capot, os seus criadores pensaram num motor V8 (visível através de uma cobertura em vidro) acoplado a uma caixa automática.

Infelizmente, o 33 Stradale Visione nunca sairá dos ecrãs do computador, uma vez que a Stellantis tem outro tipo de planos para a Alfa Romeo – nomeadamente modelos que garantam alguma rentabilidade comercial. A próxima aposta já confirmada será o SUV Tonale. Além disso, o futuro passa por ter no máximo um motor de seis cilindros inserido num módulo híbrido.

1 Comment

Deixe um comentário

*