Audi quattro vai regressar ao WRC

Audi A1 quattro View Gallery 7 photos

Equipa privada está a desenvolver um A1 quattro inspirado nos antigos modelos de ralis do Grupo B.

O nome Audi quattro é particularmente querido dos fãs de ralis, sobretudo porque foi um modelo bastante inovador a nível tecnológico e porque foi utilizado por dois vencedores do WRC em anos consecutivos: Hannu Mikkola (1983) e Stig Blomqvist (1984). Agora o quattro está prestes a regressar ao mundial de ralis pela mão do experiente piloto Mattias Ekström e da sua recém-formada equipada EKS JC. O piloto sueco está a desenvolver um carro especificação Rally2 feito com base no A1 de estrada, compatível com as categorias WRC2 e WRC3.

O motor deste A1 quattro será um 1.6 de quatro cilindros turbo com 263 cv com uma uma caixa manual de cinco velocidades sequencial fornecida pela Oreca, responsável por distribuir a potência pelas quatro rodas. O novo A1 quattro de ralis recorre ao esquema de cores branco, amarelo, preto e vermelho reminiscente do S1 quattro do Grupo B. Emil Bergkvist, copiloto de Ekström por diversas ocasiões, ficará a cargo do desenvolvimento e testes do carro – enquanto, Ekström participará no Pure eTCR com a Cupra e disputará o Extreme E com a ABT. O novo carro será construído com a ajuda dos sul-africanos da Rally Technic.

Recorde-se que Ekström disputou o mundial de Rallycross com um Audi S1 quattro entre 2014 e 2019, tendo sido campeão em 2016. O multifacetado piloto nórdico correu no WRC entre 1999 e 2000 com um Mitsubishi Lancer e entre 2003 e 2006 com um Skoda Fabia. O regresso ao mundial de ralis aconteceu em fevereiro no Rali da Finlândia com um Skoda Fabia da categoria WRC3.

Deixe um comentário

*