Novo SUV de luxo Jeep Wagoneer surge em dose dupla

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Wagoneer e Grand Wagoneer têm 5,44 metros de comprimento e posicionam-se acima do Grand Cherokee.

A Jeep recuperou a designação histórica Wagoneer (originalmente no mercado entre 1963 e 1991) para os seus novos SUV topo de gama. O Wagoneer e o Grand Wagoneer, que para já serão lançados apenas para o mercado norte-americano, são maiores que o Grand Cherokee L apresentado no início deste ano. Quer o Wagoneer quer o Grand Wagoneer têm 5453 mm de comprimento, 2388 mm de largura e 3124 mm de distância entre eixos, mais que os 5,20 metros do Grand Cherokee L (a versão de sete lugares da nova geração do Grand Cherokee). A marca norte-americana garante que esta dupla é a referência do seu segmento em espaço para pernas na segunda e terceira fila, além de ser o mais amplo em altura na terceira fila. Voltando à nova dupla Wagoneer: apesar de estarmos perante basicamente o mesmo carro, o Grand Wagoneer vem munido de pormenores mais luxuosos além de motores mais potentes. Isto significa que o Wagoneer aponta para propostas como o Ford Expedition ou Chevrolet Tahoe, enquanto o Grand Wagoneer pretende medir forças com o Cadillac Escalade ou o Lincoln Navigator.

Os novos Wagoneer são feitos com base na mesma plataforma utilizada no Ram 1500, com chassis de travessas e longarinas, embora incluindo uma suspensão independente no eixo posterior. Estas novas propostas de topo da Jeep replicam praticamente na íntegra o protótipo Grand Wagoneer de 2020. Na versão de produção, o Grand Wagoneer diferencia-se pelos detalhes cromados adicionais no exterior e para-choques diferente. Nem a barra luminosa a percorrer toda a traseira nem a grelha iluminada do concept chegaram ao modelo final.

Por dentro, também há diferenças entre ambos. O Wagoneer surge equipado de série com um painel de instrumentos com 10,3 polegadas e o Grand Wagoneer com 12,3”. Quanto ao ecrã central, o Wagoneer tem um ecrã de 10,1 polegadas e o modelo Grand Wagoneer de 12”. O Grand Wagoneer tem a opção de um terceiro ecrã que pode ser encaixado diretamente em frente ao passageiro da primeira fila e acabamentos mais vistosos. Ao estilo dos seus antepassados, os novos Wagoneer possuem um volante de dois raios. Os dois SUV incluem vários sistemas de assistência à condução, nomeadamente head-up display, cruise control adaptativo, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de atenção do condutor, visão noturna e o sistema de correção ativa da direção. Existe ainda um sistema de som premium McIntosh de 1375W com 23 altifalantes, subwoofer de 12 polegadas e efeito de som 3D.

Ambos os modelos são de tração integral, embora o Wagoneer também esteja disponível com tração traseira. O Grand Wagoneer recebe suspensão pneumática de fábrica (opcional no Wagoneer), que possibilita um total de 250 mm de altura ao solo. Existem três sistemas de tração integral à escolha: Quadra-Trac I, II e III (com este último com caixa de redutoras e um diferencial traseiro eletrónico). O seletor de modos de condução possui cinco modos: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock. A família Wagoneer consegue fazer passagens a vau até 610 mm. Em termos de motores, o Wagoneer tem um motor V8 5.7 HEMI “mild hybrid” com 398 cv e 548 Nm acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, sendo que o Grand Wagoneer conta com os préstimos de um V8 6.4 com 478 cv e 617 Nm. Ambos têm capacidade para rebocar até 4,5 toneladas.

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