Alpina BMW Série 8 Gran Coupé chega aos 324 km/h

BMW Alpina B8 Gran Coupé View Gallery 19 photos

Preparação do coupé de quatro portas com 621 cv é uma alternativa mais focada no conforto face ao M8 Competition Gran Coupé.

A Alpina apresentou o B8 Gran Coupé, a sua reinterpretação do Série 8 Gran Coupé da BMW. O B8 é uma versão mais luxuosa, mais orientada para o conforto, com detalhes exclusivos por dentro e por fora, mas simultaneamente mais desportiva do coupé de quatro portas com tração integral – funcionando praticamente como uma alternativa ao M8 Gran Coupé.

Debaixo do capot está o mesmo V8 4.4 biturbo utilizado nas preparações anteriores XB7 e B7, que correspondem ao X7 e ao Série 7, respetivamente, com 621 cv e 800 Nm (ou seja, menos 4 cv e mais 50 Nm que o M8 Competition Gran Coupé). Para o efeito, incluiu novos pistões, novos coletores de admissão e de escape, intercooler e turbos de maior caudal, além de uma reprogramação da ECU e um novo mapeamento do sistema de injeção. Com quase 2,2 toneladas, o Alpina B8 Gran Coupé é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (mais 0,2 seg. que o M8 Competition) e de atingir uma velocidade máxima de 324 km/h (que supera os 305 km/h do M8 Competition com o opcional M Driver’s Package). De acordo com a Alpina, a média de consumos é de 11,9 l/100 km (WLTP). Como é habitual no preparador alemão, a direção e o chassis foram otimizados, com especial foco num novo módulo da suspensão pneumática e nas novas molas mais firmes da Eibach. As barras estabilizadoras também são novas e com uma afinação mais firme e travões retrabalhados da Brembo. Há também uma nova afinação do sistema de tração integral xDrive e um novo diferencial traseiro de deslizamento limitado, a que se junta o sistema de quatro rodas direcionais (Active Kinematics Control System de origem ZF) que possibilita virar as rodas até 2,3 graus no mesmo sentido dos dianteiros em alta velocidade, e no sentido oposto em baixa velocidade. A juntar a isso, a caixa automática de oito velocidades Steptronic funciona de forma mais direta com o novo sistema de conversão de binário, possui passagens mais rápidas e ganhou um novo sistema de arrefecimento.

Esteticamente, o Alpina B8 Gran Coupé apresenta-se numa cor verde específica, inclui um novo para-choques com entradas de ar laterais dotadas de um padrão ninho de abelha preto no interior, além da assinatura do preparador no lábio dianteiro. Nota também para as jantes de 20 polegadas (com opção de jantes forjadas de 21 polegadas com pneus de medida 245/35ZR21 à frente e 285/35ZR21 atrás), com discos de 396 mm na dianteira (com pinças de quatro êmbolos) e 398 mm na traseira, além de pneus específicos da Pirelli. Atrás, além dos logótipos específicos esta versão faz-se acompanhar de um escape desportivo ativo em aço inoxidável com quatro ponteiras e por um spoiler discreto na tampa da mala. Por dentro, há menos novidades, com exceção do painel de instrumentos com grafismo específico, revestimentos em couro Lavalina (disponíveis em várias tonalidades), volante desportivo, soleiras das portas iluminadas e alguns logos. O preço deste B8 começa nos 161.200 euros na Alemanha e as primeiras entregas começam em julho.

Deixe um comentário

*