Primeiro desportivo elétrico GTX da VW já tem data de estreia

VW GTX

Nova sigla quer manter a tradição de modelos emblemáticos como os GTI e os GTD.

A Volkswagen vai mostrar o primeiro modelo elétrico com “perfume” desportivo no próximo dia 28 de abril. O eleito para receber a nova sigla GTX foi o SUV ID.4.

Comparativamente com a versão convencional do SUV elétrico (já disponível em Portugal), o ID.4 GTX contará de fábrica com um sistema de tração integral (com um motor por eixo) – aliás, o “X” remete para as caraterísticas 4×4 desta variante. O sistema de tração às quatro rodas opera de forma inteligente e fica ativo de forma permanente através do novo modo de condução Traction. A acompanhá-lo surgem detalhes estéticos que tornam marcadamente mais desportivo, quer por dentro quer por fora, e uma assinatura luminosa específica. O ID.4 GTX estreará com o mesmo sistema de 302 cv do Skoda Enyaq iV RS e do ainda fresco Audi Q4 e-tron. Caso isso se confirme, espera-se que este primeiro GTX seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na ordem dos 6,2 segundos (1 seg. mais rápido face ao modelo convencional – equipado apenas com um motor traseiro).

Apesar deste avanço das versões GTX é pouco provável que venha a ser aposta um “hot hatch” elétrico ID.3 GTX, devido ao preço e ao espaço para armazenar uma bateria maior. Independentemente disso, a sigla GTX pretende manter viva a tradição dos icónicos modelos GTI e GTD, e até do mais recente GTE, associados ao prazer de condução. Contudo, ainda não se sabe se nesta nova vaga de modelos elétricos ID haverá espaço para um sucessor dos R atuais.

Deixe um comentário

*