Bosch, Shell e VW criam gasolina que reduz emissões até 20%

Blue Gasoline

Feita a partir de 33% componentes renováveis, a “Blue Gasoline” destina-se sobretudo a híbridos plug-in.

A Bosch desenvolveu uma nova “bio” gasolina em conjunto com a Volkswagen e com a Shell. Chama-se Blue Gasoline e permite reduzir as emissões de CO2 até 20% – comparativamente com combustíveis convencionais. O novo composto contem até 33% de componentes renováveis (nomeadamente biomassa e produtos sintéticos), revelando-se sobretudo apropriado para ser utilizado em híbridos plug-in, segundo Sebastian Willmann, o responsável principal pelo desenvolvimento de motores de combustão interna da VW, uma vez que possui algumas caraterísticas específicas, nomeadamente estabilidade perante a variação de temperaturas, que permite a gasolina permanecer no depósito por longos períodos de tempo face ao uso prevalente da bateria.

A Bosch, por seu lado, explica que com este novo combustível, numa frota com mil unidades do VW Golf 1.5 TSI e percorrendo uma média de 10 mil km/ano, é possível poupar cerca de 230 toneladas de CO2 anualmente. Esta Blue Gasolina é compatível com as normas EN228/E10, como tal poderá ser utilizada em viaturas homologadas para Super 95, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de modificação.

A Blue Gasoline começará a ser utilizada internamente pela Bosch, mas deverá estar disponível durante este ano nalguns postos de combustível da Shell, em primeiro lugar na Alemanha.

Deixe um comentário

*