Toyota assinala 50 anos de produção em Ovar

Fábrica da Salvador Caetano em Ovar View Gallery 3 photos

Das instalações onde atualmente é feito o Land Cruiser já saíram o Corolla, Dyna, Hiace e Hilux.

A primeira fábrica da Toyota na Europa foi inaugurada em Ovar em 1971. Mais concretamente, a história começou a 17 de fevereiro de 1968, quando a Salvador Caetano assinou o contrato de importação e distribuição exclusiva da marca nipónica em solo luso. Nove meses depois nascia a fábrica em Ovar. A produção arrancou com o Corolla (KE20) e com a Dyna (comercial chassis cabina). Mas em 1979 começou a ser produzido o furgão Hiace, que se manteve na linha até 2012. Em 1981 foi a vez da pick-up Hilux, que permaneceu em produção até 1996.

Atualmente, a fábrica de Ovar conta com 180 colaboradores e produz desde julho de 2015 o Land Cruiser Serie 70 – o único carro com motor V8 produzido em Portugal (ler reportagem na autoDRIVE #18), que é exportado para a África do Sul. Ao todo, já foram feitos mais de 309 mil carros em Ovar. Ao longo dos anos, os modelos produzidos na fabrica portuguesa foram importados para países como França, Reino Unido, Holanda, Suécia ou Alemanha.

A propósito do Land Cruiser, o todo o terreno celebra este ano 70 anos desde que foi lançado originalmente – contando com mais de 10,5 milhões de unidades produzidas.

https://www.youtube.com/watch?v=43mJBR1M7pM

Deixe um comentário

*