Audi prepara RS4 elétrica

Audi RS4 Avant

Contudo, a futura gama A4 terá como versão de referência uma RS4 híbrida plug-in.

A Audi prepara novidades importantes para a próxima geração do A4, a revelar no final de 2022 e a lançar em 2023. Segundo a Autocar, a geração B10 do familiar de Ingolstadt terá uma versão de referência da gama RS4 com motor híbrido plug-in, conjugando um V6 2.9 biturbo com um motor elétrico – acima dos 450 cv do modelo atual (na imagem). A versão PHEV do A4 contará com um pack de baterias de 14,4 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia em modo elétrico até 72 km.

Mas as novidades não ficarão por aqui, com a Audi Sport a confirmar que haverá a partir de 2024 uma variante RS 100% elétrica (que manterá o formato carrinha), que se posicionará imediatamente abaixo do RS4 híbrido plug-in. Está previsto que este A4 RS elétrico adote uma configuração de dois motores (um por eixo), o que lhe permitirá ter um sistema de tração integral quattro, com um débito de potência de 469 cv e 800 Nm, com um alcance total até 700 km com um carregamento completo. Esta derivação RS4 “zero emissões” será feita com base na plataforma PPE (do A6 e-tron, Q6 e-tron e do próximo Porsche Macan), em vez de uma versão modificada da atual MLB que será utilizada na restante gama A4. Além deste RS4 elétrico haverá ainda em catálogo um A4 e-tron mais convencional (com apenas um motor e tração traseira), que deverá adotar um formato “liftback” (similar ao A6 e-tron). A restante gama A4 (que manterá o formato de três volumes, com uma silhueta similar ao modelo atual) será formada por opções “mild hybrid” de 48V Diesel e a gasolina (tendo no centro da gama uma versão modificada do 2.0 EA888 de quatro cilindro turbo), compatíveis com a norma Euro 7 (a implementar em 2025).

O A4 B10 contará com um sistema de quatro rodas direcionais e um sistema de condução autónoma mais sofisticado, além de uma suspensão pneumática nas variantes e-tron. Outra novidade será um sistema de pagamento “contactless” nos postos de combustível, portagens e parques de estacionamento, através da aplicação MyAudi. As versões de caixa manual irão desaparecer, sendo que haverá apenas opção de caixa de dupla embraiagem de sete velocidades ou de uma caixa automática de oito relações com conversor de binário.

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