Novo Kia Sportage é inspirado no EV6

Kia Sportage

Quinta geração do SUV traz linhas afiadas e um ecrã de grandes dimensões no interior.

A Kia mostrou as primeiras imagens da quinta geração do Sportage (QL), que será lançado em setembro. Aquela que é uma versão específica para a Europa do SUV sul-coreano, que será construída em exclusivo na Eslováquia, mudou significativamente em termos estéticos, seguindo a linha “Opposites United” que estreou no crossover elétrico EV6 – com linhas mais afiadas. Assim, o SUV do segmento C, cuja estética resulta de uma colaboração entre os centros de design coreano, alemão, norte-americano e chinês, beneficiou de novas luzes diurnas estilo boomerang, de faróis em LED numa posição mais elevada, uma grelha maior, um capot ondulado, arcos das rodas salientes, uma tampa da mala côncava e um spoiler traseiro proeminente. Pela primeira vez, o Sportage está disponível com carroçaria bicolor (com tejadilho em preto), tendo uma linha de cintura cromada.

Novidade é também a nova versão mais “radical” Sportage X, que contará com proteções adicionais na carroçaria e uma linha de tejadilho mais curva – embora não esteja confirmado se virá para a Europa.

Por dentro, o novo Sportage beneficia de um painel de instrumentos curvo, um volante de três raios, um novo sistema de infotainment com um ecrã maior face ao antecessor e que traz opção de conetividade de última geração, botões de acionamento háptico na consola central que possui um acabamento em preto brilhante e um touch pad. A marca sul-coreana diz que utilizou melhores materiais no novo modelo. Entre os sistemas de auxílio à condução haverá o sistema de permanência na faixa de rodagem, o cruise control adaptativo e o aviso de ângulo morto. Para já ainda não foram revelados os motores do Sportage, mas é de esperar que partilha a mesma oferta do “irmão” Huyndai Tucson, onde pontifica com destaque para o híbrido plug-in com base num motor 1.6 de quatro cilindros turbo, a que se juntarão opções Diesel e a gasolina (1.6 e 2.0) em versões 4×2 e 4×4. A apresentação completa será feita em julho.

Deixe um comentário

*