Mazda vai lançar 10 híbridos e três elétricos até 2025

Mazda MX-30

Uma das novidades é um sistema híbrido plug-in com base num motor de quatro cilindros a gasolina.

A Mazda anunciou um plano de “eletrificação” que contempla o lançamento de 10 híbridos (5 plug-in e 5 “mild hybrid”) e cinco elétricos entre 2022 e 2025 – sobretudo a pensar no Japão, Europa, EUA, China e sudeste asiático. O novo sistema híbrido plug-in terá por base um motor de quatro cilindros a gasolina a funcionar em conjunto com um motor elétrico.

SKYACTIV EV Scalable Architecture é o nome da primeira plataforma específica da marca nipónica para modelos elétricos. Esta será utilizada pela primeira vez em 2025 num modelo de produção e servirá de base a modelos de diferentes tamanhos e formatos a lançar até ao final da presente década.

Outra novidade é o regresso do motor rotativo como extensor de autonomia no MX-30 (na imagem), que será lançado em 2022. Segundo a Mazda até ao final da presente década haverá pelo menos uma versão “eletrificada” em todas as gamas e que nessa altura 25% dos produtos serão projetados a partir de uma base elétrica.

A Mazda está ainda trabalhar num sistema avançado de condução autónoma. Chama-se “Mazda Co-Pilot Concept” e estreará na próxima geração de familiares da marca em 2022 (Mazda 6 e CX-5), modelos de tração traseira que utilizarão um novo motor de seis cilindros em linha. Estes motores estarão integrados num módulo “mild hybrid” de 48V e funcionarão a gasolina ou Diesel.

Deixe um comentário

*