Invulgar Glöcker-Porsche 356 vai a leilão

Glöcker-Porsche 356 Carrera 1500 coupé

Exemplar único foi modificado para correr a Mille Miglia de 1954, mas não foi concluído a tempo da sua participação.

O 356 é um dos modelos mais reconhecidos da Porsche, sobretudo pela sua elegância. Mas tempos houve em que alguém decidiu transformar um exemplar do modelo de competição numa coisa bastante diferente. É o caso deste 356 Carrera 1500 Coupé de 1954 que será leiloado pela RM Sotheby’s em Monterey (Califórnia, EUA) nos próximos dias 13 e 14 de agosto. Não há estimativas de preço.

A história deste “one-off” começou quando Walter Glöckler, que geria um concessionário em Frankfurt e era piloto nas horas vagas (de duas e quatro rodas), começou a construir carros no final da década de 1940 utilizando componentes da VW e da Porsche. O seu sétimo modelo de competição foi este coupé que foi construído para a Mille Miglia de 1954. Este carro teve a particularidade de não ter ficado pronto a tempo da corrida. Contudo, o carro correu na prova Liège-Roma-Liège com o primo Helm Glöckler ao volante. Infelizmente, problemas técnicos condicionaram o carro e impedirem que fosse competitivo.

Este 356 especial caraterizava-se por uma secção vidrada separada na parte superior que estende a abertura em direção ao tejadilho. Este aspeto visa sobretudo facilitar o acesso ao interior do carro. O formato do vidro traseiro é outra diferença evidente, uma vez que surge dividido em secções que envolvem as laterais da carroçaria. Na dianteira existiam faróis adicionais ao centro do para-choques e duas luzes retangulares. O motor deste Glöckler-Porsche é um quatro cilindros boxer Type 547 herdado ao 550 Spyder e fornecido pelo próprio engenheiro da marca Ernst Fuhrmann.

Deixe um comentário

*