Novo Corvette Z06 já aquece em Nürburgring

Chevrolet Corvette Z06

Versão “extrema” com 650 cv soa a um carro de corridas.

O Corvette atual, já na oitava geração, quebrou com a tradição ao adotar um motor central posicionado atrás da primeira fila de bancos. Mas, na linha do que fez na encarnação anterior, está a preparar uma versão mais “quentinha” chamada Z06 que contará como sempre com um motor V8. Esta versão, prevista para 2023, foi agora “apanhada” em testes, ainda camuflada, no circuito alemão de Nürburgring – ver o vídeo mais abaixo. Tal como é possível ouvir, estamos na presença de um carro de estrada com uma sonoridade digna de um modelo de competição. Aliás, nesse sentido, tudo aponta para que a Chevrolet traga a jogo o motor V8 5.5 naturalmente aspirado utilizado na versão de competição do “Vette” (o C8.R) – um motor com duas árvores de cames à cabeça e cambota plana. Embora seja um cenário menos provável também poderá ser aposta uma versão mais potente do V8 6.2 LT2 com compressor utilizado no modelo convencional. Independentemente da escolha estaremos a falar sempre de um modelo a debitar pelo menos 650 cv e cerca de 600 Nm. Esta versão de modelo de tração traseira deverá cumprir 0-100 km/h seguramente abaixo dos 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 296 km/h.

Visualmente, o Z06 promete um “kit” aerodinâmico brutal a acompanhar, inspirado no modelo de pista, com uma asa traseira fixa de grandes dimensões e um para-choques modificado, com entradas de ar maiores e um lábio maior, ou um para-choques traseiro redesenhado. As quatro ponteiras de escape e as jantes também parecem ser novas. A isso juntará arcos das rodas maiores, jantes de 20 polegadas em carbono e uns pneus semi-slick Michelin Pilot Sport Cup 2R. Uma das maiores novidades deverão ser os componentes em fibra de carbono que o tornarão um pouco mais leve face ao modelo convencional.

Ao que tudo indica, o Corvette Z06 tem estreia prevista para o Salão de Los Angeles, em novembro. As primeiras unidades serão lançadas em 2022.

Deixe um comentário

*