Alfa Romeo Giulia GT renasce com V6 do Giulia Quadrifoglio

Emilia GT Veloce

“Restomod” assinado pela Emilia Auto passa a contar com um moderno V6 biturbo de 510 cv.

O Giulia GT é um dos clássicos mais emblemáticos da Alfa Romeo. Apesar de na altura ser um desportivo de relevo, os alemães da Emilia Auto, especialistas em clássicos italianos, decidiram unir esforços com a VELA Performance para modernizar o coupé (originalmente lançado em 1963), encaixando-lhe debaixo do capot um motor do atual Giulia Quadrifoglio. Rebatizado Emilia GT Veloce, este “restomod” traz então um motor V6 2.9 biturbo com 510 cv e 600 Nm, associado a uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF e a um sistema de tração integral – um “upgrade” substancial face ao motor original de 125 cv. Para lidar com este substancial aumento de potência, foi encaixada uma suspensão moderna totalmente independente de tipo coilover da KW, com configuração de triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás. A isso junta uma direção eletricamente assistida adaptativa, um diferencial eletrónico de deslizamento limitado e, diretamente herdados do Giulia moderno, uns travões da Brembo, ABS e controlo de tração. O carroçador reforçou também a estrutura em aço e apostou numa roll-cage. Além disso, as portas, capot e guarda-lamas são novos e em fibra de carbono.

Visualmente, o GT Veloce mantem grande parte dos elementos do modelo que lhe serve de base, com destaque para a icónica grelha em forma de V e faróis redondos. Contudo, grande parte dos painéis da carroçaria reconfigurados, como por exemplo, os arcos das rodas, o capot (ventilado) e o spoiler traseiro. A juntar a isso há uma frente alongada e uma linha de tejadilho mais pronunciada. Realce ainda para os novos faróis e farolins em LED, para as duas ponteiras de escape centrais, além de novas jantes de 19 polegadas (inspiradas nas originais). Além disso, sobressaem os elementos cromados nos para-choques dianteiros e os detalhes em fibra de carbono à frente e atrás. Por dentro, a opção recaiu por uma abordagem minimalista similar à do GT clássico. Destaque para as bacquets da Isport revestidas em couro, instrumentação moderna, vidros elétricos, novas saídas de ventilação para o ar condicionado e um sistema de infotainment atual. O GT Veloce conta ainda com um volante parcialmente coberto em madeira e um punho da caixa à antiga na consola central, embora seja automático.

O Emilia GT Veloce está disponível para encomenda, tendo uma produção limitada a 22 unidades. A sua estreia está prevista para a segunda metade do próximo ano. Os preços deste clássico modernizado começam nos 400 mil euros.

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