Renault vai converter Scénic e Espace em SUV elétricos

Renault Morphoz concept

Monovolumes serão sujeitos a mudança de formato em 2023 e 2025, respetivamente.

Depois do Mégane E-Tech Electric (projeto BCB), a Renault prepara-se para dar continuidade a duas outras designações históricas na próxima geração de modelos da marca. Assim, do plano de Luca de Meo continuarão a fazer parte os nomes Scénic e Espace – que transitarão do conhecido formato monovolume para a mais popular configuração SUV. Os novos modelos, referenciados internamente pelos nomes de código HCB e HCC, serão 100% elétricos, encaixando num perfil C-SUV e D-SUV, respetivamente.

Os novos Scénic e Espace elétricos evoluirão do concept car de 2020 Morphoz (na imagem principal). Contudo, a prioridade é mesmo o Scénic “zero emissões”, cuja chegada está prevista para 2023. Este modelo de base CMF-EV será um SUV do segmento C+ e uma espécie de versão de sete lugares do Mégane E-Tech Electric (4,21 metros de comprimento). O novo Scénic (na segunda imagem, num teaser oficial) terá sensivelmente 4,50 m, ou seja, dimensões aproximadas de um Kadjar (de 4,45 m) – que o aproximam também do “irmão” Nissan Ariya (4,59 m). Tal como sucede com o clássico monovolume, o foco no modelo elétrico de estética SUV francês será à mesma a habitabilidade e a modularidade do interior. A gama deverá ser formada por uma versão EV40 com 130 cv e 250 Nm com bateria de 40 kWh e por uma versão EV60 com 220 cv e 300 Nm com bateria de 60 kWh. Não está posta de parte uma versão de topo com 400 cv e tração integral.

No que diz respeito ao Espace elétrico, será preciso esperar até 2025/26 até que chegue ao mercado. Este SUV do segmento D partirá também da CMF-EV e ocupará o lugar do Koleos na gama do emblema francês, que terá quase de certeza sete lugares.

Deixe uma resposta

*