SUV elétrico chinês Zeekr 001 chega à Europa em 2022

Zeekr 001

Modelo produzido com base na plataforma SEA da Geely/Volvo anuncia 712 km de autonomia.

A chinesa Geely, dona da Volvo, já está a lançar uma nova marca de carros elétricos premium, a Zeekr. O objetivo é combater as propostas da Tesla a uma escala mundial. A primeira proposta chama-se Zeekr 001, um crossover de formato coupé que começou por ser apresentada em abril em Xangai e cuja primeira unidade acaba de ser produzida em Ningbo, na China – mercado no qual este modelo estará disponível ainda este ano. Chegará ao resto do mundo e à Europa no próximo ano.

O novo 001, que é basicamente uma evolução do Zero Concept da Lynk & Co de 2020, é feito com base na plataforma SEA desenvolvida pela Geely em conjunto com a Volvo, que possibilita atualizações de “software” “over the air”. Com 4,95 metros de comprimento este crossover vem munido de um motor por cada eixo reunindo um total de 400 kW/545 cv e 768 Nm. Graças a isso consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Será possível escolher entre dois tamanhos de baterias: com 86 kWh e 100 kWh de capacidade, podendo chegar a um alcance máximo até 712 km. Graças à tecnologia de carregamento rápido, o 001 consegue recarregar o equivalente a 120 km de autonomia em cinco minutos. Este “encosto” rápido possibilita ainda encher de 10 a 80% das baterias em meia-hora. Por dentro, o ambiente deste modelo é predominantemente digital, apoiando-se em ecrãs de grandes dimensões. A complementar estão vários sistemas avançados de segurança. Ao volante, o 001 promete ter um comportamento desportivo, devido ao baixo centro de gravidade e distribuição de peso 50:50. De série, o crossover vem equipado com uma suspensão pneumática com cinco níveis de ajustamento.

A Zeekr promete construir uma rede de abastecimento até 360 kW em território chinês. Até ao final deste ano, dez das principais cidades do país deverão ter estes postos em funcionamento. Os modelos da Zeekr não estarão disponíveis por canais tradicionais. Em vez disso, a aquisição deverá ser feita através de uma espécie de filial da fábrica em grandes cidades, com preços fixos, diretamente ao cliente final. A marca conta ainda com uma linha própria de roupa e acessórios, assim como um clube para os proprietários das viaturas. Os clientes da Zeekr poderão também estar mais ligados à marca através de um plano de compra de ações. Estão previstos mais cinco modelos elétricos premium da Zeekr nos próximos cinco anos.

Deixe um comentário

*