Zeekr é o nome da marca premium da Geely para combater a Tesla

Geely quer marca para rivalizar com a Tesla

Chineses donos da Volvo querem criar a “Mercedes-Benz” dos carros elétricos.

A Geely apresta-se para lançar uma nova marca dedicada a modelos elétricos premium chamada Zeekr. De acordo com a Reuters, os chineses donos da Volvo, Polestar, Lynk & Co e de 9,7% da Daimler querem um concorrente direto para a Tesla, que será criado através de uma empresa associada Lingling Technologies. A Zeekr produzirá os seus modelos com base na nova plataforma “open source” Sustainable Experience Architecture (SEA) anunciada no ano passado.

O novo emblema terá uma estratégia de vendas apoiada nos seus próprios pontos de venda onde apresentará os carros pré-configurados a um preço fixo – seguindo as pegadas da rival norte-americana Tesla. A Zeekr está também a preparar um plano que permita aos donos dos carros tornarem-se acionistas da referida Lingling. A juntar a isso, o novo emblema da Geely apoiar-se-á também em estratégias similares aos compatriotas da Nio, com a criação de linhas de vestuário e acessórios, mas também com a fundação de um clube de fãs da marca. Apesar de já estar presente em força em várias frentes, a Geely tem a ambição de criar uma marca totalmente chinesa com ambições “upmarket” e sem qualquer ligação à Volvo. Aliás, o chairman e fundador da Geely, Li Shufu, há muito que confessa a sua ambição de um dia fazer carros “como a Mercedes-Benz”. A Geely juntar-se-á ao lote de grupos chineses, onde figuram a Great Wall e a SAIC Motor, que criaram uma submarca dedicada a modelos elétricos.

A Geely quer também investir na produção das suas próprias baterias. Segundo a imprensa local, através da subsidiária Geely Technology Group, os chineses irão investir cerca de 3,87 mil milhões de euros numa fábrica de baterias em Ganzhou, que terá uma capacidade inicial para 12 GWh e um limite de 42 GWh.

Deixe um comentário

*