Corvette Z06 estreia V8 atmosférico mais potente de sempre

Chevrolet Corvette Z06

Motor LT6 com 5.5 de cilindrada debita 670 cv às 8400 rpm e 623 Nm às 6300 rpm.

A Chevrolet apresentou a oitava geração do Corvette em 2019. Agora, depois do modelo base Stingray é a vez do novo Z06. O novo modelo estreia um novo motor LT6 V8 5.5 “small block”. Trata-se do motor V8 atmosférico mais potente de sempre utilizado num carro de produção. O motor todo construído em alumínio, com cambota plana e que surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, debita 670 cv às 8400 rpm e 623 Nm às 6300 rpm. O “red line” é atingido às 8600 rpm. As prestações não foram anunciadas.

Esta versão mais “espigada” do modelo de tração traseira norte-americano, que promete ser um modelo de pista que pode ser conduzido na estrada, não incorpora grandes mudanças visuais face ao Stingray, excetuando as novas entradas de ar dianteiras. A juntar a isso, o Z06 é 9,1 cm mais largo, o que contribui para um melhor equilíbrio e comportamento aprimorado, além de permitir a entrada de mais ar na zona lateral. Na traseira destaque para as quatro ponteiras de escape. Este novo Z06 é o Corvette com as maiores jantes de sempre: com 20 polegadas com pneus de medida 275/30 à frente e de 21 polegadas de dimensão 345/25 no eixo posterior. Um dos aspetos que foi afinado ao máximo durante os dois anos de processo de desenvolvimento deste Z06 foi a suspensão específica. Os travões também foram reforçados com um conjunto da Brembo com pinças de seis êmbolos à frente. Existe ainda a opção de discos carbocerâmicos. Apesar de ser um descapotável com “hard top”, o Z06 não recebeu nenhum reforço estrutural. Do ponto de vista aerodinâmico, realce para o novo lábio dianteiro, spoiler traseiro e, em opção, um pack em fibra de carbono (que inclui um lábio maior, aletas laterais, painéis adicionais no piso do carro e uma asa traseira maior.

Em catálogo existe ainda o Z07 Performance Package que acrescenta uma suspensão FE7 com o sistema Magnetic Ride Control 4.0, pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP (específicos para este modelo), além de várias opções de jantes em fibra de carbono (18 kg mais leves). Com este kit opcional, o Z06 é capaz de atingir 1,22 G e de gerar 333 kg de “downforce” a 300 km/h. Em opção, por dentro há também um pack em fibra de carbono e um novo interior em Adrenaline Red. O novo Z06 chega no verão de 2022.

Deixe um comentário

*