Renovado Audi A8 traz inédita versão S Line

Audi A8 S Line facelift

Facelift da berlina de topo inclui ainda versão de luxo A8 L Horch.

A Audi apresentou a renovação da quarta geração da sua berlina de referência A8. Como é normal nestas ocasiões, o modelo de topo da marca de Ingolstadt beneficia de algumas mudanças por dentro e por fora, com destaque para a grelha mais larga e faróis com uma nova assinatura composta por 1,3 milhões de microespelhos com função matrix adaptativa – similar a um projetor digital. As entradas de ar também têm um novo formato. Pela primeira vez na história deste modelo, há uma versão de visual mais desportivo S Line, com elementos que a aproximam do S8 – nomeadamente as “lâminas” nas entradas de ar. Atrás, destaque para os farolins OLED de série. Foram integradas quatro novas cores exteriores metalizadas (District Green, Firmament Blue, Manhattan Gray e Ultra Blue) e cinco tons mate (Daytona Gray, Floret Silver, District Green, Terra Gray e Glacier White). Existem ainda pacotes exteriores em preto e cromado.

Por dentro, as mudanças foram mais subtis. Ainda assim, à versão mais recente do painel de instrumentos digital Virtual Cockpit, passa a constar um head-up display opcional e no topo da consola central é possível escolher entre um ecrã de 10,1 ou 8,6 polegadas. Nos lugares traseiros há mais dois ecrãs com 10,1 polegadas. A novidade mais importante vem na versão A8 L Horch (mostrada há poucos dias) , para já exclusiva do mercado chinês. Esta versão tem 5,45 metros de comprimento, com mais 13 cm que o A8 L normal, beneficiando o espaço nos lugares posteriores. Esta versão mais luxuosa possui tapetes especiais, inscrições Horch, bancos acolchoados e decorações em madeira. Em opção, existe um mini-bar, uma mesa tipo avião e um sistema de ionização. Visualmente, realce para a grelha com filamentos verticais, esquema de duas cores no exterior com aplicação manual e tejadilho panorâmico maior. Entre os 40 sistemas de assistência à condução, realce para o Park Package, que inclui um sistema de estacionamento remoto sem ser preciso que o condutor esteja no carro, para o City Package que contempla o sistema de segurança pre-sense 360 graus que eleva a suspensão em caso de impacto lateral para a proteção dos ocupantes, e para o Tour Package que inclui o cruise control adaptativo com ajuste automático de velocidade.

O Horch vem equipado em exclusivo com um motor V6 3.0, enquanto na Europa, o A8 e o A8 L (5,19 e 5,30 m de comprimento, respetivamente) dispõem de unidades 3.0 e 4.0 TFSI (de oito cilindros) com vários níveis de potência (55 TFSI com 340 cv, 60 TFSI com 460 cv e S8 (com 571 cv e diferencial traseiro ativo), a que se junta um Diesel (50 TDI com 286 cv) e um híbrido plug-in (60 TFSIe com 462 cv – mais 13 cv do que antes – e com bateria maior de 17,9 kWh). Todos contam com tecnologia “mild hybrid” e com os préstimos da caia automática de oito velocidades com conversor de binário Tiptronic a enviar potência para as quatro rodas através de um sistema quattro. O renovado A8 chega ao mercado em dezembro.

Deixe uma resposta

*