Lancia Aurelia deve regressar sob a forma de SUV elétrico

Lancia Aurelia berlina

Modelo elétrico com cerca de 4,60 metros de comprimento deverá ser lançado em 2026.

A Lancia celebra este ano 115 anos de existência e a Stellantis não está disposta a que alguns dos seus nomes históricos caiam no esquecimento nesta fase de relançamento do emblema transalpino com estatuto premium. Além de um substituto do utilitário Ypsilion (a lançar em meados de 2024 com uma versão híbrida e outra elétrica) e de um novo compacto do segmento C (provavelmente chamado Delta, previsto para 2028, em princípio apenas com motor elétrico), está previsto pelo meio um novo SUV compacto. Este SUV elétrico com 4,60 metros de comprimento poderá recuperar a designação icónica Aurelia.

O Aurelia (na imagem) foi um modelo fabricado entre 1950 e 1958, tendo sido um marco na indústria, ao ser um dos primeiros a utilizar um motor V6 num carro de produção em série, mais concretamente um 2000 cc feito pelo engenheiro Francesco De Virgilio. Tal como sucedeu com outros modelos da Lancia, o Aurelia teve várias versões de carroçaria (berlina de quatro portas, GT de duas portas e descapotável). Foram produzidas ao todo apenas 18.200 unidades. Contudo, o novo Aurelia, cujo lançamento está agendado para 2026, deverá transformar-se num SUV. Este Aurelia será aposta apenas com motorizações elétricas e será importante para o ataque aos principais mercados internacionais. Este novo modelo de referência da marca italiana estará disponível através de venda direta, estando presente em concessionários juntamente com os Alfa Romeo e DS. A Lancia tem prevista uma presença em 100 concessões (em 60 das principais cidades) europeias.

O Aurelia SUV será feito com base na plataforma STLA Medium, tendo algures as dimensões das futuras gerações do DS 7 Crossback e do Alfa Romeo Stelvio. A nova estrutura modular exclusiva para modelos elétricos permitirá ter baterias entre 87 e 104 kWh de capacidade para um alcance máximo até 700 km. A potência variará entre 170 e 449 cv, dependendo do módulo escolhido – o que significa que não deverá ser posta de parte da hipótese de haver uma variante de “sabor” desportivo HF Integrale com tração integral. O objetivo deste novo Aurelia é medir forças com propostas como o Tesla Model Y.

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