Ken Block converte réplica do Audi Sport Quattro para estrada

Ken Block Audi Sport Quattro

“Restomod” do carro de ralis do Grupo B foi transformado num modelo “road legal” com 736 cv.

O Audi Sport Quattro é considerado um dos carros de ralis mais importantes de sempre, tendo sido pioneiro devido ao seu sistema de tração integral. Este carro tinha uma distância entre eixos mais curta, mas era mais largo e mais leve (graças aos componentes em Kevlar e alumínio), comparativamente com o modelo que lhe servia de base Ur-Quattro. O carro de competição, que esteve nas mãos de pilotos lendários como Michèle Mouton, Bobby Unser ou Walter Röhrl, era também mais potente, recorrendo a um motor 2.1 de cinco cilindros turbo de 20 válvulas com 306 cv. Este modelo de homologação obrigou a Audi a construir 217 exemplares de estrada do Quattro, o que torna a missão de encontrar um exemplar praticamente impossível. Para contornar essa situação, o piloto de acrobacias (que já esteve ligado aos ralis) Ken Block, que assinou recentemente contrato com a marca alemã, decidiu converter uma réplica do mítico carro de Ralis do Grupo B num modelo apto a andar na estrada.

Neste “restomod”, Block optou por um motor 2.5 de cinco cilindros com um novo turbo da Garrett G-series e por um protótipo de um intercooler Wagner Tuning – o que resultou num débito de potência de 736 cv. A carroçaria em carbono e Kevlar foi retirada, surgindo no seu lugar painéis em carbono de formato aerodinâmico replicados do carro de ralis do Grupo B. A complementar surge a suspensão Motorsport Edition da KW, jantes personalizadas Hoonigan e pneus Toyo R888R. O interior é inspirado no modelo de ralis, contando com um tablier especial em fibra de carbono, bancos modificados Recaro Pole Position Classic e um travão de mão igual ao que foi construído para a Hoonitruck.

O piloto norte-americano, que apresentou o carro no SEMA, em Las Vegas (EUA), diz que este “remake” do Quattro de ralis será o seu carro do dia-a-dia.

Deixe uma resposta

*