Jaguar XJ-C regressa mais exclusivo e potente que nunca

Jaguar XJ-C Carlex Design

Coupé britânico de 1975 foi modernizado pela Carlex, que lhe encaixou um motor V8 de 400 cv.

O Jaguar XJ-C, que também ficou conhecido por XJ Coupé, é um coupé feito com base na segunda série do XJ. Além disso, foi também vendido como Daimler Sovereign/Double Six Coupé. Agora, o modelo britânico que esteve em produção entre 1975 e 1978, tendo uma produção limitada a 10.426 unidades, foi reconvertido e modernizado de forma exuberante pelos polacos da Carlex Design.

Embora seja bastante tecnológico, ao contrário do que sucede com muitos “restomod”, este novo XJ-C, não foi “eletrificado”. Nem recebeu um motor 4.2 de seis cilindros em linha ou um V12 5.3, como o original, trazendo em vez disso debaixo do capot um V8 de 400 cv (de origem, para já, desconhecida) – mais de 100 cv face ao antigo doze cilindros. A Carlex não se limitou a modificar o chassis e a alargar a carroçaria (que ficou com um aspeto mais “musculado”), como encaixou um sistema de travagem atualizado e uma suspensão moderna. Por fora (tal como as imagens geradas por computador demonstram), o preparador apostou numas jantes sobredimensionadas e em novos para-choques, que atrás incluem um difusor com quatro ponteiras de escape. Num interior onde a veia luxuosa e desportiva do modelo sai sublinhada, o “remake” do XJ-C conta com revestimentos em couro e madeira. É possível ainda ver que este carro virá equipado com uma caixa automática e com ar condicionado. Os bancos posteriores foram substituídos por um compartimento de arrumação.

De momento, ainda não se sabe quantas unidades serão produzidas deste modelo retro-futurista de aspeto ainda mais exclusivo que o original, nem o preço.

Deixe um comentário

*