Maserati entrará na Fórmula E em 2023

Davide Grasso e Alejandro Agag

Regresso dos italianos ao mundo da competição ao mais alto nível pretende ajudar a impulsionar a “eletrificação” da sua gama de estrada.

A Maserati anunciou que vai entrar na Fórmula E em 2023, por ocasião da entrada em ação de uma terceira geração de carros e de uma mudança de regulamentos. A Maserati será a primeira marca italiana a integrar o leque de participantes na competição de monolugares elétricos, onde tem participado e já se comprometeu a continuar em pista na Gen3 (que coincidirá com a nona temporada) outra marca do grupo Stellantis, a DS (tendo o português António Félix da Costa como piloto). Estes novos carros contarão com um novo motor capaz de gerar 350 kW/476 cv, mais 40% face aos atuais 250 kW/340 cv.

Segundo os responsáveis do emblema italiano, este regresso a uma competição automóvel ao mais alto nível – a última vez foi no Campeonato FIA GT entre 2004 e 2010 com o MC12, com o qual venceu o título no último ano – pretende ajudar a dar impulso necessário para a “eletrificação” da sua gama de estrada. Nos planos da Maserati faz parte o lançamento de um MC20 elétrico e de versões “zero emissões” (que se chamarão Folgore) dos futuros GranTurismo, GranCabrio, além do SUV Grecale.

A Maserati tem um longo historial na competição, que começou com a vitória na sua classe com o Tipo 26 no Targa Florio de 1926. Depois disso, participou entre 1950 e 1957 na Fórmula 1. No último ano, Juan Manuel Fangio foi campeão aos comandos de um 250F.

Deixe um comentário

*