BMW M5 híbrido “apanhado” em testes

BMW M5 híbrido

Berlina com sistema propulsor plug-in de base V8 deverá chegar em 2024.

Os rumores já vinham perdurando há algum tempo e agora surge a confirmação: a BMW vai “eletrificar” o M5 na próxima geração. As fotos agora publicadas pela Motor1 e Autocar em testes nos arredores do quartel-general da marca bávara mostram um protótipo longe de ser o modelo final, ainda bastante camuflado. Mas há elementos que desvendam a sua natureza. Desde já, as quatro ponteiras de escape, os discos de travão maiores do que o habitual e vias mais largas. O sistema híbrido é confirmado de forma ainda mais evidente com o autocolante “Hybrid Test Vehicle” colado na porta do condutor. O sistema plug-in confirma-se pela tomada de carregamento no vão dianteiro – solução igual à que está disponível no PHEV da gama atual 545e xDrive. Além disso, o novo M5 “eletrificado” contará com um chassis bastante modificado.

Numa entrevista à Auto Motor und Sport em novembro, o ex-CEO da BMW M, Markus Flasch confirmou que os engenheiros ainda estavam à experimentar formas de tornar os motores de oito e de seis cilindros mais eficientes em termos de consumos e de emissões de CO2. Se juntarmos isso ao facto de o próximo modelo da M, o SUV XM, integrar um motor V8 4.4 biturbo a gasolina (o mesmo da geração atual S63) a funcionar em conjunto com um motor elétrico de colocação traseira com mais de 200 cv, é de esperar que o mesmo venha a ser feito com mais potente dos Série 5. Em causa para “super berlina” estará um sistema com um débito conjunto a rondar os 750 cv (mais de 115 cv que o M5 mais potente da atualidade), que continuará a contar com os préstimos de uma caixa automática de oito velocidades com conversor de binário e patilhas no volante e com um sistema de tração integral totalmente variável. Apesar de a BMW M estar a desenvolver uma nova bateria, em princípio será utilizada no novo M5 híbrido uma bateria de 12 kWh (a mesma do 545e xDrive) que ficará colocada debaixo dos bancos traseiros e que permitirá carregamentos até 11 kW. A redução de peso será com certeza um aspeto a que a divisão desportiva da marca de Munique estará atenta, de modo a não comprometer a típica performance do M5 (atualmente já com 1800 kg).

A BMW prevê lançar o novo Série 5 em 2023, ano que também apostará na versão 100% elétrica i5 (que contará com uma versão mais desportiva i5 M60). O M5 de sétima geração deverá chegar ao mercado no início de 2024. Estes modelos adotarão o novo sistema iDrive 8 que contempla uma dupla de ecrãs lado a lado, para infotainment e instrumentação.

Deixe um comentário

*