Honda mostrou novo Civic Type R a testar em Suzuka

Honda Civic Type R

Nova geração foi apresentada, ainda com um padrão camuflado, no Tokyo Auto Salon.

Tal como ficou prometido, a Honda trouxe à edição deste ano do Tokyo Auto Salon, o novo Civic Type R ainda camuflado. A principal novidade é que a acompanhar a apresentação ao vivo, foi estreado um vídeo com o protótipo em ação no circuito de Suzuka, no Japão. A Honda aproveitou ainda para dizer que começou a realizar testes no circuito de Nürburgring, na Alemanha, o que poderá abrir perspetivas para que tente bater o recorde da volta mais rápida à mítica pista na sua classe.

Como seria de esperar, a versão mais desportiva da nova geração do Civic traz uma estética mais ousada, com um para-choques dianteiro mais agressivo, com um lábio dianteiro pronunciado e entradas de ar específicas, a que junta uma grelha em forma de diamante com malha tipo ninho abelha, um capot ventilado e arcos das rodas sobredimensionados. Nas laterais destaque para as saias laterais mais pronunciadas, para as novas jantes de 20 polegadas, “calçando” pneus da Michelin (que deverão ser utilizados apenas na especificação para os EUA) e travões da Brembo com pinças em vermelho. Atrás, distingue-se pela asa traseira proeminente, pelas três ponteiras de escape ao centro (desta vez com uma maior ao meio e duas ponteiras mais pequenas de cada lado), pelo para-choques redesenhado com entradas de ar e pelo pequeno difusor.

O vídeo em questão não mostra muito do interior, que apesar de tudo deverá ser mais sofisticado comparativamente com o modelo anterior. Destaque para o volante desportivo revestido em microfibra, bacquets, um painel de instrumentos digital e uma caixa manual com um punho em alumínio. Deverá ainda acrescentar pedais em alumínio e um sistema de infotainment com ecrã de 9 polegadas.

A grande dúvida continua a residir no sistema propulsor, embora se espere que o novo Type R disponha de uma versão atualizada do motor 2.0 de quatro cilindros turbo – que na geração anterior tinha 320 cv e 400 Nm -, acompanhado da mesma caixa manual de seis velocidades e de um diferencial de deslizamento limitado eletronicamente controlado. Ao que tudo indica, a nova geração será 20 cv mais potente, sem recurso a qualquer tipo de “eletrificação”. Fica a promessa de este ser o “melhor Civic Type R de sempre”. O novo Type R será lançado na Europa no outono de 2022.

 

Deixe um comentário

*