Mazda3 com motor Wankel de 1200 cv vai correr Pikes Peak

Mazda 3 RWD Pikes Peak

Ao volante no “ataque” à mítica rampa estará o campeão de “drift” “Mad Mike” Whiddett.

A Mazda quer dar que falar na 100ª edição da Pikes Peak International Hillclimb, uma das rampas mais famosas do planeta. O facto de a marca japonesa levar consigo o conhecido piloto de “drift” neozelandês “Mad Mike” Whiddett é um dos motivos de interesse. Mas, aquele que mais chama a atenção é o carro: um Mazda 3 convertido num “monstro” de 1217 cv pela mão da TCP Magic. Este preparador nipónico já tinha construído o Mazda RX-7 de Whiddett, que é já um carro de culto para os fãs de “drift” depois de fazer furor no Goodwood Festival of Speed.

No próximo “ataque” à subida de 20 km serpenteando pelas montanhas do Colorado (nos EUA), também conhecida pelo nome “Race to the clouds”, uma vez que a linha da meta se situa acima das nuvens, será utilizado um modelo de tração traseira equipado com um motor rotativo turbo equipado com quatro rotores. O carro virá equipado com pneus Toyo e contará com um kit estético específico, com posto por uma enorme asa traseira, um lábio dianteiro, saias laterais, arcos alargados nas rodas traseiras, dois spoilers traseiros (um no topo e outro por baixo do vidro traseiro) e um difusor sobredimensionado. Destaque ainda os quatro escapes a sair do capot. Como seria de esperar, o chassis foi especialmente adaptado para esta competição, com uma suspensão significativamente rebaixada. A decoração é em tons de azul e branco, as cores da Red Bull. Por dentro, realce para a inclusão do arco de segurança, num modelo que manterá uma configuração de quatro lugares.

A opção do preparador por um motor turbo deve-se à altitude em que é realizada a prova, cuja partida acontece a uma altitude de 2800 metros acima do nível do mar, onde há menos 30% de oxigénio.

Deixe um comentário

*