Alfa Romeo Tonale é oficial

Alfa Romeo Tonale

SUV compacto traz versão de topo híbrida plug-in Q4 com 275 cv.

A Alfa Romeo estreou o Tonale, o segundo SUV da gama depois do Stelvio e modelo primeiro “eletrificado” da história da marca. As encomendas deverão arrancar em abril e as primeiras entregas estão previstas para o próximo outono. O SUV compacto italiano do segmento C, rival do BMW X1, Volvo XC40 e do Audi Q3, entre outros, mantem-se fiel ao concept original de 2019, contando com faróis 3+3 similares aos do SZ de 1989 e jantes estilo disco de telefone que remetem para o 33 Stralade da década de 1960. O Tonale tem 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,6 m de altura. O SUV, que tal como Stelvio recebe o nome de uma conhecida montanha transalpina, vem equipado com uma suspensão de tipo MacPherson com amortecimento adaptativo, uma distribuição de pesos 50:50 e com um sistema brake-by-wire que promete resposta imediata. Num interior muito similar aos novos Giulia e Stelvio, destaque para a bagageira com cerca de 500 litros de capacidade (extensíveis a 1500 litros com o rebatimento da segunda fila de bancos).

No que diz respeito aos motores, inicialmente estará disponível um motor 1.5 de quatro cilindros turbo “mild hybrid” de 48V (derivado do 1.3 Firefly da Fiat) de ciclo Miller com opções de 130 e 160 cv (o mais potente com um turbo de geometria variável), acoplado a uma com caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. A esse junta-se um híbrido plug-in baseado no mesmo motor térmico, que acrescenta um motor elétrico com 15 kW/20 cv e 55 Nm no eixo traseiro, para uma configuração de tração integral Q4, com um total de 275 cv, geridos por uma caixa automática com conversor de binário de seis relações. Graças à bateria com 15,5 kWh de capacidade, este PHEV deverá garantir uma autonomia em modo elétrico a rondar os 60 km (ou 80 km em ciclo urbano). O híbrido plug-in terá um modo Dual Power que permitirá extrair o máximo de potência do conjunto e graças ao qual possibilita acelerações de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Este sistema é similar ao 4xe utilizado nos Jeep Renegade e Compass (modelos com os quais partilha a plataforma de tração dianteira), embora com mais 35 cv. Na Europa estará ainda disponível uma opção 1.6 Diesel de 130 cv 4×2 com caixa de dupla embraiagem de seis velocidades. Nalguns mercados fora da Europa existirá uma versão com motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina com 256 cv 4×4 e caixa automática de nove relações.

A gama do Tonale contará com duas versões: Super e TI. A isso junta dois packs de equipamento: Sprint e Veloce. No interior, destaque para os revestimentos em couro e Alcantara, para o painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas e para o sistema de infotainment com ecrã tátil central de 10,25” com atualizações “over the air” e compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto. Em termos de equipamento um dos destaques vai para o sistema de condução autónoma de nível 2 e assistente por voz Amazon Alexa. O Tonale é também o primeiro carro a incluir um NFT que que liga um carro a um certificado digital baseado na tecnologia blockchain. Com o consentimento do cliente, é criado um registo confidencial e não modificável das principais fases da vida do automóvel, que funciona como garantia de que o automóvel foi devidamente mantido, contribuindo para melhorar o valor residual.

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