Ferrari regista patentes de arquitetura para modelo elétrico

Patente para desportivo elétrico ou híbrido da Ferrari

Modelo previsto para 2025 deverá recorrer a baterias distribuídas por diferentes zonas do carro.

O patrão da Ferrari, John Elkann, confirmou que avançará com um modelo elétrico em 2025. Contudo, já foram registadas nos EUA patentes que antecipam algumas soluções técnicas. As imagens agora reveladas ajudam a perceber que esta arquitetura aponta para um supercarro de motor traseiro com baterias surgem subdivididas entre duas zonas, de modo a poder aproveitar melhor o espaço e manter a rigidez torcional: com uma parte mais pequena colocada debaixo dos bancos e outra maior posicionada no local habitualmente ocupada pelo motor de combustão. Esta parte maior parece alocada no que parece ser uma subestrutura que pode ser soldada ou colada à estrutura central. A nova arquitetura possibilita ainda a inclusão de pequenos módulos elétricos por debaixo do banco do passageiro.

Com efeito, esta plataforma permite igualmente fazer modelos híbridos, com motor elétrico e baterias atrás e com um motor de combustão interna à frente. Nestas situações o módulo principal das baterias é colocado numa posição ligeiramente inclinada, o que significa que além de uma eficiência otimizada do difusor, esta solução permite ao mesmo tempo a circulação e distribuição ideais de calor dentro da plataforma para, por exemplo, melhor arrefecimento da bateria.

A bateria especifica ainda que as células para os módulos da bateria integrados no piso teriam um formato cilíndrico, enquanto para o pacote mais pequeno, colocado por baixo do passageiro, poderia recorrer a outro tipo de células: cilíndricas, prismáticas ou de bolso (ultracompactas).

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