Hispano Suiza mostra como poderá ser futuro supercarro

Sketch do Hispano Suiza Alfonso XIII moderno

Esboços abrem caminho para um supercarro inspirado no Alfonso XIII a lançar em 2024.

A Hispano Suiza Cars é a reincarnação da lendária marca Hispano Suiza, fundada em 1904 e que morreu em 1946. Agora, de forma a preparar o 120º aniversário em grande, o ressurgido emblema propôs aos estudantes do último ano do Curso Trienal em Design de Transporte do Istituto Europeo di Design (IED) de Turim para desenharem uma versão moderna do Alfonso XIII (ver última foto o modelo original), um carro especialmente construído para o rei espanhol com o mesmo nome no início do século passado. O Alfonso XIII (também conhecido por T45) era um modelo aberto de dois lugares desenhado pelo engenheiro suíço Marc Birkigt e que esteve em produção entre 1911 e 1914. O modelo de tração traseira tinha um motor 3.6 de quatro cilindros em linha com 60 cv que lhe permitia atingir cerca de 120 km/h. Contudo, um exemplar na pista de Brooklands, no Reino Unido, foi capaz de chegar aos 130 km/h.

Apesar disso, as propostas variam entre modelos descapotáveis e outros fechados. Sketches como o Anvil, o Cigueña, o Montserrat, o Duma e o Hortensia são exemplos de modelos de dois lugares sem para-brisas. Um dos que chama mais atenção é o Lucia, que se carateriza por uma frente muito alongada.

Para já, ainda não se sabe se a Hispano Suiza utilizará algum destes esquiços para o referido supercarro, cujo lançamento está previsto para 2024.

Recorde-se que a Hispano Suiza reapareceu com estrondo com o hipercarro Carmen em 2020 e com a sua derivação Carmen Boulogne. Este último modelo de 1115 cv e que custa 1,65 milhões de euros deverá começar a ser entregue aos clientes ainda este ano.

Deixe um comentário

*