Último Lotus Elise foi entregue à sua musa inspiradora

Elisa Artioli com o último Lotus Elise

Roadster pertence agora a Elisa Artioli, neta do antigo dono da marca britânica.

Ao longo da história, houve várias mulheres que serviram de inspiração para nomes de marcas e de carros. Um dos exemplos é o do Lotus Elise, cuja produção terminou no passado mês de dezembro – mostrando uma unidade que ficará no museu de Hethel. Contudo, a marca britânica reservou uma unidade especial para entregar a Elisa Artioli, a neta de Roman Artioli (proprietário da Lotus entre 1993 e 1996), que inspirou o nome atribuído ao roadster.

Elisa visitou as instalações de Hethel no dia 24 de fevereiro para receber o Elise Sport 240 Final Edition que surge pintado na cor Championship Gold e com jantes escurecidas em tom antracite. Debaixo do capot surge um motor 1.8 de quatro cilindros com compressor 2ZR-FE de origem Toyota a debitar 243 cv e 244 Nm, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Facto curioso: Elisa, de apenas 2 anos e meio, fez a apresentação do carro no Salão de Frankfurt. À Car Magazine, a britânica disse que saiu dali diretamente para o jardim de infância a dizer que se chamava Elise Lotus. Elisa recebeu em 1997 um S1 prateado, quando tinha apenas quatro anos. Agora, a orgulhosa proprietária do carro, atualmente com 28 anos, poderá juntar-lhe o derradeiro exemplar do Elise destinado para clientes diretamente para a sua garagem em Itália.

Ao todo foram produzidas 35 124 unidades do Elise. Lançado em 1996, o Elise foi um roadster inovador, com um motor central de quatro cilindros e painéis da carroçaria em alumínio.

Deixe um comentário

*