408 é o novo fastback de “saltos altos” da Peugeot

Peugeot 408

Posicionado entre a 308 SW e o 3008, o novo modelo tem opções de motor a gasolina, híbrido plug-in e 100% elétrico.

A Peugeot já utiliza o nome 408 na China desde 2010 numa versão de três volumes do 308. Mas, o modelo que agora foi revelado na Europa, é um fastback de “saltos altos”, num conceito similar já explorado com o Citroën C5 X. Previsto para o início de 2023, o novo 408 recorre à mesma plataforma do 308, pretendendo ser uma proposta mais sofisticada no segmento C. No fundo, mistura caraterísticas uma berlina, de um hatchback e de um SUV, com um tejadilho de formato coupé. Em termos de gama, posiciona-se entre a 308 SW e o 3008. O 408 tem 4687 mm de comprimento, 1859 mm de largura, 1478 mm de altura e 2787 mm de distância entre eixos – proporções similares às da 308 SW, mas mais 440 mm de comprimento e 40 mm de altura que o 308 de cinco portas.

As jantes podem chegar às 20 polegadas nas versões mais equipadas. Atrás, realce para a bagageira com 536 litros de capacidade, extensíveis a 1611 litros com o rebatimento da fila posterior de bancos.

O interior é praticamente replicado da família 308, com a inclusão de uma dupla de ecrãs de 10 polegadas (o de instrumentação digital e o de infotainment, compatível com Apple Carplay e Android Auto), um volante de pequenas dimensões e de um sistema de som Focal com 10 altifalantes (incluindo subwoofer).

O 408 está disponível em duas versões híbridas plug-in de tração dianteira, uma com 180 cv e outra com 225 cv, que combinam os esforços de um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina com um motor elétrico, surgindo ambas acopladas a uma caixa automática de oito velocidades. Estas versões garantem cerca de 64 km de autonomia em modo elétrico. Em alternativa, na base da gama, está um 1.2 de três cilindros turbo com 130 cv com caixa automática. Em substituição deste será lançado um modelo “mild hybrid” no final do próximo ano. Posteriormente será lançado um e-408, 100% elétrico.

Deixe um comentário

*