Hipercarro a hidrogénio Apricale tem desenho Pininfarina

Viritech Apricale

Modelo criado pelos ingleses da Viritech tem 1088 cv e pesa menos de 1 tonelada.

A Viritech, uma empresa britânica especializada em sistemas propulsores a hidrogénio, revelou a versão de produção do hipercarro Apircale. Trata-se de um modelo com sistema FCEV, com menos de 1 tonelada e carroçaria Pininfarina. Estreou no Festival de Velocidade de Goodwood e estará à venda no início de 2024.

O reduzido peso do Apricale justifica-se pela utilização de materiais compósitos e um sistema de resina com grafite, além dos depósitos de hidrogénio que são uma componente estrutural do chassis monocoque em fibra de carbono. A pilha de combustível e pequenas células das baterias de iões de lítio com 6 kWh são os responsáveis por fornecer energia aos motores (um por cada eixo com 400 kW/544 cv, o que lhe permite ter tração integral). O objetivo é providenciar até 560 km de autonomia antes de abastecer os depósitos de 5,4 kg/700 bar de hidrogénio. A Viritech diz que é possível abastecer o carro em apenas um minuto.

O hipercarro vem equipado com uma suspensão de triângulos sobrepostos em ambos os eixos com barras de torção “pull-rod”. Os travões em carbono têm discos de 390 mm e pinças AP Racing (seis no eixo da frente e quatro atrás). O sistema debita um total de 1088 cv e 1000 Nm, o que, segundo o fabricante, possibilita acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 322 km/h.

O Apricale tem 4550 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1150 mm de altura. Face ao protótipo original, esta versão de produção traz uma nova frente, com uma assinatura luminosa em LED redesenhada, entradas de ar maiores e uma asa ao estilo da F1. Atrás, realce para os farolins afilados em LED, spoiler integrado, dupla barbatana no tejadilho e padrão favos de mel em azul no difusor. Destaque ainda para as jantes em fibra de carbono Dymag com centro em magnésio e pneus Michelin Pilot Sport 4.

A produção será limitada a 25 unidades e será feita com a ajuda da Pininfarina. A Autocar avança que o preço começará nos 1,7 milhões de euros antes de impostos.

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