Ingleses prometem hipercarro a hidrogénio com 1100 cv

Viritech Apricale View Gallery 14 photos

Limitado a 25 unidades, o Viritech Arpicale a um preço a começar nos 1,65 milhões de euros.

A britânica Viritech anunciou um hipercarro movido a pilha de combustível chamado Apricale. A start-up centrada na engenharia está a desenvolver uma arquitetura feita de raiz a pensar em modelos a hidrogénio – como alternativa aos 100% elétricos. Visualmente, o novo hipercarro é inspirado nos McLaren e no Maserati MC20. Em causa está um modelo cuja potência rondará os 1100 cv e capaz de acelerar até um máximo de 322 km/h. O hipercarro tem a particularidade de vir equipado com um depósito de hidrogénio reforçado feito em grafeno que surge integrado no chassis – uma solução que permite poupar espaço e reduzir o peso final do conjunto.

Desenvolvido no parque tecnológico MIRA em Nuneaton (no Reino Unido), o Apricale tem uma produção limitada a 25 unidades – com a produção a ser garantida a um ritmo de 8 a 12 carros por ano. Os primeiros protótipos estarão prontos no início de 2022 e a produção arrancará em 2023. O preço arranca nos 1,65 milhões de euros.

Este hipercarro será apenas o representante mais evoluído de uma nova gama de modelos fuel cell em fase de projeto, nomeadamente o SUV Tellaro e o camião Jovian, feitos a partir da mesma plataforma modular. O objetivo da Viritech é vender a plataforma a terceiros para que estes possam produzir as viaturas.

Deixe um comentário

*