Novo BMW de Le Mans utiliza antigo motor do DTM

Motor V8 do novo BMW de Le Mans

Sistema híbrido de base V8 recorre igualmente a tecnologia utilizada na F1.

A BMW revelou que o seu novo protótipo de resistência LMDh, que marcará o regresso a Le Mans, conta com um motor originalmente concebido para o DTM. O responsável da M Motorsport, Ulrich Schulz adianta que o recurso a um V8 antigo ajudou a poupar tempo e dinheiro, comparativamente com a hipótese de conceber um motor novo de raiz. A opção recaiu num V8 4.0 naturalmente aspirado que esteve ao serviço da BMW M nas temporadas de 2017 e 2018 do DTM. Este motor P66 montado a 90 graus é capaz de atingir 5000 rpm e gerar mais de 500 cv.

Pelo caminho, a divisão de competição bávara chegou a considerar utilizar o bloco V8 4.0 biturbo do M8 GTE (P63), mas este revelou ser muito pesado. Nas cogitações da M esteve também o quatro cilindros turbo utilizado no M4 do DTM em 2019, contudo, este revelava problemas de durabilidade.

Para o novo motor (que surge encaixado num módulo híbrido e que, para o efeito, foi rebatizado P66/1), a BMW recorreu ainda aos ensinamentos dos tempos da F1, nomeadamente a utilização de materiais como o aço e alumínio não só para a base do motor como também para componentes individuais. A integração do motor elétrico no sistema híbrido contou com a ajuda da equipa da Fórmula E.

A complexidade do processo não fica por aqui. Para o novo motor foi preciso criar um novo sistema de injeção e, uma vez que se tratava de um motor atmosférico, foi preciso integrar também dois turbos, o que exigiu uma mudança no bloco e nas cabeças. No final, o novo V8 de 3999 cc produz cerca de 640 cv e é capaz de atingir 8200 rpm, antes de qualquer assistência elétrica.

O novo BMW de resistência estrear-se-á em janeiro nas 24 Horas de Daytona.

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