BMW revela M Hybrid V8 LMDh apto a correr em Le Mans

BMW M Hybrid V8

Modelo híbrido de resistência fará a sua estreia em janeiro nas 24 Horas de Daytona.

Aproveitando os 50 anos da BMW M, foi apresentado o M Hybrid V8 LMDh que fará a sua estreia em pista em janeiro nas 24 Horas de Daytona, nos EUA. Este modelo, concebido à luz dos novos regulamentos da LMDh (Le Mans Daytona Hybrid) da FIA, enfrentará assim rivais como a Acura, Cadillac e Porsche no IMSA de 2023, na categoria GTP. No ano seguinte, terá a companhia da Alpine e da Lamborghini. A Audi chegou a prever juntar-se também a esta competição, mas congelou, para já, o projeto.

Contudo, o novo modelo híbrido de competição GTP também cumpre as regras do WEC. Isto significa que, ao que tudo indica, teremos a BMW a medir forças nas 24 Horas de Le Mans do próximo ano com modelos com o Toyota GR010, o Scuderia Cameron Glickenhaus SGC007 e o novo Peugeot 9X8. Uma vez que os EUA são o principal mercado global da BMW M, o principal foco para 2023 é mesmo o IMSA. Não obstante, o antigo patrão da M, Markus Flasch, tinha deixado em aberto a possibilidade de correr em Le Mans, para repetir a vitória do protótipo V12 LMR de 1999.

Todos os carros LMDh recorrem a um sistema híbrido com o auxílio de um motor elétrico de 50 cv integrado na caixa Xtrac, sendo este alimentado por baterias da Williams Advanced Engineering. A BMW utilizará um motor V8 turbo, cuja potência ainda não foi confirmada. No entanto, o conjunto terá de debitar um máximo de 680 cv por razões regulamentares. A nível de chassis, a BMW optou pela Dallara, tal como a Cadillac.

Visualmente, a BMW escolheu utilizar elementos dos seus modelos de estrada (nomeadamente as grelhas dianteiras, as capas dos espelhos aerodinâmicas, os farolins traseiros e o Hofmeister kink), além de uma camuflagem alusiva aos 50 anos da M (com referências a modelos icónicos como o 3.0 CSL de 1976, o M1 de 1981, o GTP de 1986 e ao mais recente M8 GTE).

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