BMW revela “super” SUV XM

BMW XM

Primeira criação específica da M desde o M1 é também o primeiro modelo a ser “eletrificado” pela divisão desportiva da marca bávara.

A BMW mostrou o XM, um SUV de referência da gama que está disponível exclusivamente com um sistema híbrido plug-in. Trata-se do primeiro modelo da BMW M desde o M1, que foi descontinuado em 1981. A única alusão a esse mítico supercarro são as rodelas atrás. Neste novo SUV de grande porte, que se posiciona acima da dupla X5 M/X6 M e do X7 M60i, destacam-se as jantes de 23 polegadas com pneus 275/35 R23 à frente e de 315/30 R23, entre o equipamento de fábrica. Opcionalmente, é possível escolher um tamanho abaixo. Realce também para as quatro ponteiras de escape, farolins amplos que ajudam a conferir ao conjunto um aspeto musculado e para o logo XM com contorno dourado. Este primeiro M “eletrificado” tem a tomada de carregamento no vão esquerdo da frente – o mesmo acontecerá com a próxima geração do M5.

O sistema propulsor é formado pelo motor V8 4.4 biturbo S68 com tecnologia “mild hybrid” com 489 cv às 5400 rpm e 650 Nm às 1500 rpm, por um motor elétrico integrado na caixa automática de oito velocidades responsável por 197 cv e 280 Nm. Em conjunto oferece 653 cv e 800 Nm, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atingir uma velocidade eletronicamente limitada a 250 km/h (ou 270 km/h com o M Driver’s Package). O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 25,7 kWh de capacidade, que possibilita atingir 140 km/h em modo elétrico e ter uma autonomia a oscilar entre 82 e 88 km. A bateria carrega a um máximo de 7,4 kW, o que possibilita encher de 0 a 100% da carga em 4,25 horas.

Este modelo de cinco lugares tem 5110 mm de comprimento, 2005 de mm largura, 1755 de altura, além de uma distância entre eixos de 3105 mm. É XM é o BMW mais pesado de sempre, com 2785 kg (distribuídos na proporção 50:50). O SUV traz tração e direção às quatro rodas, barras estabilizadoras ativas e uma função que ajusta automaticamente a altura da carroçaria.

O interior tem um esquema de duas cores, com couro Vintage Coffee Merino combinado com couro Soft Nappa. O forro do tejadilho traz 100 LED, cujo efeito varia de acordo com o modo de condução selecionado. O SUV conta com a versão mais recentes iDrive8 com ecrã de 14,9 polegadas e traz de série um HUD, acompanhados de vários sistemas de assistência à condução. A bagageira tem 527 litros de capacidade.

O XM começará a ser produzido ainda este ano em Spartanburg, nos EUA. Em meados de 2023 será aposta uma edição limitada XM Label Red com 750 cv e 1000 Nm.

Deixe um comentário

*