Edição especial do R8 é o Audi RWD mais potente de sempre

Audi R8 V10 GT RWD

Nova variante GT do coupé de Ingolstadt marca a despedida do motor V10 5.2 naturalmente aspirado.

Em jeito de despedida da atual geração do R8, a Audi anunciou o R8 GT. Trata-se de uma edição limitada, mais leve e mais potente do supercarro, que estará disponível no próximo ano.

Este R8 GT é limitado a 333 unidades e marca o fim de ciclo do motor V10 5.2 naturalmente aspirado, que aqui surge na sua versão mais potente de sempre, com 620 cv e 565 Nm disponíveis entre as 6400 e as 7000 rpm – ou seja, mais 50 cv e 15 Nm face ao R8 Performance RWD – conseguindo ser o RWD mais potente da história da Audi. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma versão modificada da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, com passagens de caixa mais curtas e com uma afinação que visa melhorar a capacidade de aceleração e lidar melhor uma velocidade máxima superior. Este R8 GT RWD anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos (0,4 seg. mais rápido que o modelo convencional), apesar de ficar aquém dos 3,1 seg. homologados para o quattro. Ainda assim, o GT consegue atingir 0-200 km/h em 10,1 segundos e o pico de velocidade de 320 km/h.

Além disso, este modelo vem equipado de série com um “drift mode” acionável através de um botão no volante, que oferece uma sobreviragem precisa e controlada. Este ativa o novo modo Torque Rear Drive, que permite ao condutor escolher entre sete perfis pré-determinados que o ajudam nas manobras de drift. Este sistema recorre ao controlo de tração para modular o grau de deslizamento da traseira. Ao mesmo tempo, sensores nas rodas, na direção, no pedal da direção e na caixa ajustam a ajustar a posição do eixo traseiro.

Esta versão de despedida do R8 é 20 kg mais leve, pesando um total de 1570 kg. Conta com jantes exclusivas de 20 polegadas inspiradas na competição, pneus Michelin Sport Cup 2, travões carbocerâmicos e bacquets de série. A isso junta componentes da suspensão dianteira mais leves e concebidos para melhorar a manobrabilidade, especialmente a barra antiaproximação e as respetivas ligações. A barra é feita em plástico reforçado a fibra de carbono e as ligações em alumínio anodizado. A suspensão é de tipo coil-over, passível de ser ajustada em vários níveis.

O R8 GT vem pintado no mesmo cinzento Suzuka mate que marcou a despedida da primeira geração, com opção ainda nas cores Tangorot metalizado ou cinzento Daytona metalizado. Por dentro, realce para os apontamentos em vermelho e preto, com cintos em vermelho. Já no exterior, há logos em preto, detalhes em carbono com acabamento de alto brilho (no lábio dianteiro, lâminas, saias laterias, para-choques e difusor). A asa traseira recebe o mesmo tratamento, contando com uma solução “pescoço de ganso” para melhorar o seu subfluxo.

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