Porsche 911 aventureiro sobe ao vulcão mais alto do mundo

Porsche 911 off-road

Off-roader que escalou a montanha chilena tem eixos de portal e o novo sistema Warp-Connecter.

A Porsche anunciou que está a ensaiar uma dupla de 911 “off-roaders”. A equipa que conta com piloto Romain Dumas levou estes modelos “aventureiros” até ao vulcão mais alto do mundo, o Ojos del Salado no Chile. Embora o pico deste vulcão se encontre a 6893 metros de altitude, os homens da Porsche conseguiram levar a dupla de carros a 6007 m, sujeitando-se a temperaturas a rondar os 30 graus negativos e com metade do nível de oxigénio. A razão para não terem ido até ao cume foi a neve que não deixou passar a caravana.

Estes dois 911 extremos começaram por ser uns normais Carrera 4S. Contudo, foram sujeitos a várias modificações, de modo a conseguirem enfrentar o desafio já descrito. Apesar de já terem sido “apanhados” vários protótipos de um 911 Safari, não está previsto que um modelo similar a este 911 experimental venha a ser produzido. O motor 3.0 de seis cilindros boxer com 449 cv não foi mexido, embora o sistema de arrefecimento tenha sido alterado, para lidar da melhor forma com a altitude. A principal novidade é a utilização de eixos de portas, que permitiram aumentar a altura ao solo para 350 mm. Outro elemento importante é o Warp-Connecter, originalmente concebido para competição. Este dispositivo estabelece uma ligação mecânica entre as quatro rodas de forma a mante-las constantemente sob carga quando o chassis está em situações de extrema articulação – o que contribui para um índice máximo de tração. Há ainda um diferencial manual à frente e atrás, além de um sistema avançado “steer-by-wire”. Como é visível, também foi adicionado um gancho de reboque e efetuadas mudanças na carroçaria, de modo a acomodar os pneus de todo o terreno com 310 mm de largura. As relações de caixa também foram reduzidas, de modo a melhor o controlo a baixa velocidade e a parte inferior da carroçaria recebeu painéis em fibra Aramid.

Por dentro, realce para as bacquets em fibra de carbono, para os cintos de segurança de competição e para o arco de segurança.

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