Ford poderá regressar à F1 em aliança com a Red Bull

Red Bull Ford F1

Fracasso das negociações com a Porsche e a incerteza da continuidade dos motores Honda abre um novo cenário a partir de 2026.

A Ford poderá voltar à Fórmula 1 em 2026, numa joint venture com a Red Bull. O construtor norte-americano esteve pela última vez envolvido da F1 com a Jaguar entre 2000 e 2004, tendo desistido do projeto na sequência dos fracos resultados. Nessa altura, a Ford vendeu a equipa à Red Bull que a partir daí entrou na senda do sucesso. A Ford também teve motores Cosworth na equipa Jordan em 2003 e 2004. Desde esse período nunca mais se voltou a falar de um eventual regresso à competição da marca da “Oval Azul”. Contudo, a crescente popularidade da F1 terá levado os responsáveis da Ford a mudarem de ideias, pelo menos do plano teórico.

Recorde-se que a Red Bull comprometeu-se a produzir os seus próprios motores a partir de 2026, altura em que a parceira com a Honda terminará e em que entrará em vigor o novo regulamento. No entanto, a equipa austríaca estará aberta à ideia de outros fabricantes poderem participar no projeto – seja na condição de oferecer assistência técnica ou simplesmente como financiadores.

Esta parceria Ford/Red Bull poderá ter pernas para andar, especialmente após o sucesso da colaboração no WRC.

Ao contrário do que a Porsche propôs à Red Bull, a Ford não quer maior controlo da equipa da austríaca, nem ações da mesma. A marca norte-americana está disposta a dar carta branca à Red Bull no que diz respeito ao desenvolvimento do sistema propulsor. O envolvimento da Ford será sobretudo ao nível do marketing e da presença da marca, beneficiando do seu posicionamento global.

Deixe um comentário

*