Coupé Alfa Romeo Giulia SWB Zagato traz motor do GTAm

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato

Sucessor espiritual do SZ é um exemplar único com menor distância entre eixos, carroçaria em fibra de carbono e caixa manual.

A Alfa Romeo e a Zagato uniram-se para criar o Giulia SWB. Este “one-off” é uma versão de duas portas da berlina Giulia, com menor distância entre eixos e sem lugares traseiros. O carroçador italiano utilizou um Giulia Quadrifoglio para fazer este modelo de inspiração retro, embora tenha recorrido ao motor V6 2.9 biturbo na configuração utilizada na edição limitada GTAm, com 540 cv e 600 Nm, e uma caixa manual de seis velocidades.

Feito em colaboração com o designer da Alfa Romeo, Alejandro Mesonero, este SWB tem uma frente que é uma mistura entre o novo e o antigo, com elementos que tanto remetem para o Alfa Romeo SZ (Sprint Zagato, conhecido como “Il Monstro”, lançado em 1989) como faróis em LED tripartidos semelhantes aos do Giulia. A traseira, por sua vez, é ao estilo do Giulia TZ (Tubolare Zagato), com a asa do GTAm a ter sido removida. Destaque ainda para o difusor proeminente com filamentos duplos dispostos na vertical a ladear as ponteiras de escape, ao estilo do GTAm. Tal como é comum nos modelos da Zagato, o tejadilho é de dupla bolha e o capot ventilado. Além da remoção das portas traseiras, o carroçador optou por prescindir de puxadores convencionais das portas dianteiras. Em vez disso, há um botão no pilar B para abrir as portas. Cada painel da carroçaria foi redesenhado e é feito em fibra de carbono.

Este exemplar único SWB, encomendado por um cliente anónimo alemão (que já tem na sua coleção um SZ e um 8C Competizione e vários Aston Martin da Zagato, entre outros), pretende celebrar 100 anos da colaboração entre a Alfa Romeo e a Zagato. Ao todo, os dois emblemas já colaboraram em 150 modelos. O primeiro foi o Tipo G1 de 1921.

Deixe um comentário

*