Ferrari F1 de Jean Alesi vai a leilão

Ferrari F1 F643

Modelo de 1991 poderá ser arrematado por um valor superior a 3 milhões de euros.

O Ferrari 643 correu apenas metade de temporada de 1991 da Fórmula 1, por ocasião do Grande Prémio de França. Jean Alesi e Alain Prost eram os pilotos de serviço na altura. O carro tinha 710 cv às 13.800 rpm e operava com uma caixa semiautomática de sete velocidades, uma tecnologia desenvolvida pela Ferrari dois anos antes.

A 1 de fevereiro, o modelo com o chassis 127, conduzido por Alesi, será leiloado. Com este carro, o francês natural de Avignon conseguiu um quarto lugar em Castellet e foi forçado a abandonar a corrida em Silverstone, após uma colisão. O carro em questão foi depois utilizado no final da temporada por Gianni Morbidelli, na Austrália.

No final dessa temporada, o carro foi recuperado em Maranello e vendido para um colecionador sul-africano que o manteve até 2010. Durante esse tempo, o F1 foi mantido por mecânicos da Ferrari, tendo percorrido apenas 300 km, segundo a leiloeira. Em 2016, o carro foi vendido a um alemão, que fez uma revisão profunda, recuperando a suspensão, transmissão e travões, além de ter inspecionado em motor. O carro foi visto em 2018 no evento Minardi Days em Imola e participou no Oldtimer Grand Prix em Nürburgring. Aliás, o carro está certificado para participar em corridas históricas tais como o Formula Legends 3.5L ou Ignition GP.

Segundo estimativas da RM Sotheby’s, que leiloará o carro da Scuderia em Paris, este poderá ser arrematado entre 2,9 e 3,4 milhões de euros.

Deixe um comentário

*