Próximo VW Golf será elétrico e terá versão GTI

Render do VW ID.2 GTI

Modelo elétrico de acesso à gama terá 4250 mm de comprimento.

A VW tinha previsto lançar para a base família de elétricos ID o ID.2. Contudo, segundo a Autocar, o modelo foi totalmente redesenhado sob orientação do novo responsável pela equipa de design, Andreas Mindt, para ser um hatchback compacto e não um crossover urbano com estava previsto em primeira instância (e que tinha sido antecipado no ID Life concept de 2020). Além disso, o novo modelo assumirá a designação Golf, porque as suas dimensões – 4250 mm de comprimento – ficam entre as gerações atuais do Polo e do Golf (que em 2022, ao fim de 14 anos como “best-seller” absoluto na Europa, perdeu a coroa para o Peugeot 208). Espera-se um capot curto e um piso plano, além da promessa de um interior com espaço ao nível do Golf atual (que terá um facelift em 2024 e que coexistirá com o elétrico ainda até 2027 ou 2028). Uma previsão deste novo modelo será mostrada em março num concept car (na imagem um “render” digital). Visualmente, este novo Golf para a nova era terá elementos que remetem para a quarta geração.

Este novo Golf elétrico, que terá cinco lugares, será o primeiro modelo da marca de Wolfsburg a recorrer à plataforma MEB-Plus, uma versão atualizada da MEB atual que incorporará baterias com células prismáticas LFP (fosfato de ferro de lítio), permitindo carregamentos até 200 kW. Na fase de lançamento estão previstas apenas versões com um motor, de tração dianteira – numa configuração similar à do Cupra Urban Rebel, com 226 cv e capaz de fazer 0-100 km/h em 6,9 segundos. Contudo, tudo indica que virão mais tarde versões com dois motores, e tração integral. Esse perfil deverá será utilizado num inédito Golf GTI 100% elétrico – a designação GTX não voltará a ser aplicada. Aliás, um protótipo dessa versão mais “apimentada” poderá estrear já em maio no festival Wörthersee GTI, na Áustria, ou apenas em setembro na reunião de fãs ID em Locarno, na Suíça. O peso do novo Golf “zero emissões” oscilará entre 1600 e 1700 kg. Além disso, o Golf elétrico contará com uma versão atualizada do sistema de infotainment MIB, com um comando rotativo na consola central – uma solução similar à que estreará ainda este ano no novo VW Tiguan.

O novo Golf elétrico será produzido em Martorell, em Espanha, juntamente com o Cupra Urban Rebel e com um modelo da Skoda de caraterísticas similares, e tem lançamento previsto para 2025. O preço arrancará nos 22.500 euros nos principais mercados europeus.

Deixe um comentário

*