Este Nissan Leaf é um híbrido com motor de Kawasaki Ninja

Nissan Leaf convertido numa máquina para pista

Sistema PHEV permite alcançar 280 cv e um “red line” às 13.000 rpm.

O Nissan Leaf é dos modelos elétricos mais representativos em termos de vendas, mas não é tido como uma referência no que diz respeito ao prazer de condução. Talvez por isso haja quem faça ousadas transformações para mudar esse perfil, tal como esta agora descoberta no Youtube.

Trata-se de um exemplar de 2013 do elétrico nipónico que foi comprado pelo engenheiro mecânico norte-americano Derek Young. O elevado grau de degradação da bateria fazia com que o carro já só tivesse autonomia para 40 km. Por isso Young resolveu inovar integrando ao sistema elétrico um motor retirado de uma moto Kawasaki Ninja ZX-10R que tinha ficado danificada na sequência de um acidente. Para integrar este bloco adicional na mala carro, o engenheiro teve de encaixar o subchassis traseiro de um Lexus IS350 no Leaf. O mais interessante no processo é que os componentes elétricos do motor de fábrica do Leaf ainda funcionam. E isso permitiu que Young criasse, para o efeito, um sistema híbrido plug-in que permite ao Leaf operar apenas com recurso a energia elétrica, com o contributo de ambos ou, num modo de “alta performance” com todo o potencial do bloco de 998 cc da Kawasaki, que é permite chegar às 13.000 rpm.

Para acompanhar esta mudança de desempenho, o Leaf recebeu as pinças de travão dianteiras do Nissan 370Z e discos de um Ford Mustang. A juntar a isso, inclui entradas de ar específicas junto aos vidros traseiros e uma asa traseira.

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