Coleção de cinco BMW M vai a leilão

M Power Collection

O lote é composto versões muito especiais do M3 e do M4 de várias gerações.

A cada dois anos realiza-se o leilão Villa Erba pela mão da RM Sotheby’s, no âmbito do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, nas margens do Lago Como, em Itália. Na edição deste ano, que terá lugar em maio, será leiloada uma coleção de cinco BMW M, com o nome “M Power Collection”.

Começando pelo M3 Sport Evolution (E30) de 1990, um modelo de homologação de edição limitada a 600 unidades. Conta com uma versão modificada do motor S14 de quatro cilindros naturalmente aspirado S14B25 com mais 165 cc de cilindrada, para um total de 2.5, a debitar 238 cv (mais 38 que o normal). A isso junta componentes aerodinâmicos ajustáveis e um sistema de arrefecimento melhorado. Este, que é um dos oito exemplares para o mercado alemão pintados em Brilliant Red, passou a maior parte do tempo ao serviço da equipa Schmidt Motorsport Technik.

Seguindo por ordem cronológica, há um M3 CSL (E46) de 2003. Além de ser 100 kg mais leve face ao modelo convencional, graças aos elementos em fibra de carbono, este CLS conta com um motor naturalmente aspirado a debitar 360 cv (mais 17 cv), 280 km/h de velocidade máxima (mais 30 km/h) e um comportamento mais orientado para pista. A unidade em questão surge pintada em Silver Grey metalizado e teve apenas dois donos até hoje.

O último M3 do lote é um GTS (E92) de 2010, o mais raro de todos os modelos propostos a leilão, uma vez que teve uma produção limitada a 138 unidades. Apesar do aspeto mais ou menos convencional (excetuando a asa traseira), este modelo conta com um motor 4.4 derivado da competição (em vez do V8 4.0 S65B40) a debitar 444 cv (mais 24 cv), uma aerodinâmica aprimorada e uma suspensão ajustável. Por dentro, realce para as bacquets Recaro, cintos de seis apoios e para a ausência dos bancos posteriores. Este modelo surge pintado em Fire Orange, tendo apenas tido dois proprietários. Vem acompanhado de vários acessórios M e uma garrafa de champagne.

Segue-se um M4 GTS (F82) de 2016, que além do chassis modificado, dispõe de uma versão atualizada do motor de seis cilindros S55, recorrendo a um sistema de refrigeração a água, chegando a 500 cv (mais 50 cv). Para reduzir o peso, há um capot em fibra de carbono, escape em titânio e foram retirados os bancos traseiros, tendo no seu lugar um arco de segurança. Este exemplar surge pintado em Frozen Dark Grey e teve apenas um dono.

Por fim, esta coleção fica completa com um M4 CSL (G82) de 2023. Trata-se de um modelo com 540 cv (mais 30 cv) debitados de um motor 3.0 de seis cilindros Twin Turbo S58B30. Além disso, vem pintado na cor Brooklyn Grey, tem detalhes específicos na carroçaria e foi sujeito a uma redução de peso, em virtude da utilização de vários componentes em fibra de carbono e a um escape em titânio, além da remoção de elementos de insonorização. É limitado a mil unidades.

Além dos carros, cada carro traz vários acessórios e memorabilia.

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