Aston Martin ensaia novo DB12

Aston Martin DB12 protótipo

Versão atualizada do DB11 contará com novidades tecnológicas e mecânicas , incluindo um novo motor V12 turbo.

A Aston Martin já iniciou os testes do sucessor do DB11, que, segundo um novo registo de patentes nos EUA, deverá passar a chamar-se DB12. Apesar de surgir ainda camuflado, o grand tourer foi “apanhado” em estrada e em pista (mais concretamente em Nürburgring). Contudo, a frente parece ser inspirada no DBR22 speedster mostrado em agosto do ano passado.

Segundo Lawrence Stroll, o chairman da marca britânica, este DB12 será mesmo um carro totalmente novo, com uma atualização a nível de motores, caixas de velocidades, suspensão e sobretudo do interior – o que o distanciam substancialmente do DB11, lançado há sete anos. Esta atualização contemplará a tecnologia mais recente produzida pela Mercedes-Benz, com a qual a Aston Martin tem um acordo. Contudo, do pacote de novidades fará parte um sistema de infotainment com ecrã tátil diferenciado do que é utilizado pela marca de Estugarda.

Debaixo do capot continuará a ser possível optar por um motor V8 e um V12, ambos sujeitos a atualizações. Recorde-se que, por exemplo, o V12 foi recentemente alvo de um “upgrade” de potência para 770 cv na versão de despedida do DBS, graças a um aumento de 7% da pressão do turbo e em mexidas no sistema de ignição. Já o oito cilindros deverá ser o mesmo M177 que em modelos Mercedes-AMG chega já aos 585 cv, embora não seja de excluir que entrem nas contas alguma forma de “eletrificação”. O modelo de testes deste DB12 conta com pneus traseiros com 305 mm de largura (mais 10 mm do que antes), o que denuncia um aumento de potência. Este DB12 deverá estrear ainda este ano.

Por sua vez, o Vantage deverá ser sujeito a um conjunto de mudanças similares muito em breve.

Deixe um comentário

*